Ucrânia recebeu os primeiros Mirage 2000 da França. Chegaram hoje (06) na Ucrânia, os primeiros caças Mirage 2000 doados pela França. A informação foi confirmada pelos ministérios da Defesa de ambos países.
Os Mirage 2000 chegaram na Ucrânia pilotados por militares da sua própria Força Aérea, destacou Lecornou, ressaltando que eles concluíram um exaustivo programa de
treinamento na França e agora poderão usar o que aprenderam para “defender os céus da Ucrânia”.
Este movimento segue uma promessa do presidente francês Emmanuel Macron em junho de 2024 de treinar pilotos ucranianos e fornecer caças Mirage 2000-5F. Na época, Macron estimou que o treinamento de pilotos levaria de cinco a seis meses.
Embora não tenha sido divulgado o número de caças que a França irá transferir para a Força Aérea Ucraniana, o certo é que esses jatos irão melhorar as capacidades de defensa e superioridade aérea no espaço aéreo do País.
Com capacidade os Mirage 2000-5 em seu arsenal, a Ucrânia ganha outra ferramenta para combater o poder aéreo russo, embora muito dependerá da eficácia com que Kiev poderá implantá-los, dada a natureza contestada de seu espaço aéreo.
A chegada desses aviões à Ucrânia ocorre em um momento-chave da guerra, quando as forças ucranianas estão envolvidas em uma contra-ofensiva para recuperar o território ocupado. O apoio militar da França e de outros países ocidentais é essencial para o sucesso desta contraofensiva.
Desenvolvido pela Dassault Aviation, o Mirage 2000-5F é um avançado caça multifuncional que evoluiu significativamente da série original Mirage 2000. Ele foi projetado no início dos anos 1990 para modernizar o cockpit e os sistemas de sensores da aeronave. As primeiras entregas desta variante começaram em 1997, apresentando o novo radar Thales RDY, que aumenta sua capacidade de detectar até 24 alvos e atacar oito deles simultaneamente.
O cockpit do Mirage 2000-5 foi atualizado com tecnologia digital, substituindo os instrumentos analógicos por cinco displays multifuncionais para melhor consciência situacional e controle. A introdução dos controles Hands-On Throttle-And-Stick (HOTAS) permite que o piloto gerencie os sistemas de combate eficientemente sem tirar as mãos dos controles de voo.
Em termos de armamentos, o Mirage 2000-5 é versátil, capaz de lidar com vários perfis de missão com mísseis ar-ar MICA em versões guiadas por radar e infravermelho, juntamente com o antigo Super 530D. Para ataques terrestres, ele pode implantar munições guiadas de precisão como o MBDA BGL 1000, vários mísseis ar-superfície, incluindo o Exocet, e o SCALP-EG para ataques de longo alcance. Ele também retém dois canhões internos DEFA 554 de 30 mm para cenários de combate corpo a corpo.
As capacidades de guerra eletrônica do Mirage 2000-5 foram reforçadas pelo sistema SPECTRA, oferecendo alerta de radar, interferência e contramedidas como chaff e flares. A versão francesa, Mirage 2000-5F, inclui o sistema de contramedidas ICMS Mk 2 para proteção adicional.
O Mirage 2000-5 vem em várias configurações para diferentes países. O modelo “5F” da Força Aérea Francesa é feito sob medida para missões de defesa aérea e ataque, com links de dados Link 16 compatíveis com a OTAN.
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