Ucrânia receberá pacote de assistência militar com equipamentos para caças F-16. O Pentágono anunciou recentemente a aprovação de um novo pacote de assistência militar à Ucrânia. Com valor de US$ 500 milhões, o pacote inclui além de mísseis de defesa aérea, equipamentos e munições para os caças F-16 da Força Aérea Ucraniana (UAF).
Estão descritos entre os itens mísseis AIM-7 Sparrow e AIM-9M Sidewinder para os F-16 ucranianos além de munições ar-solo, mísseis RIM-7 Sea Sparrow, sistemas de pontes blindadas, equipamentos de comunicação seguras, armas pequenas com munições e peças de reposição.
De acordo com Janes, o Ukraine Defense Contact Group (UDCG) aprovou o pacote em 09 de janeiro. Este é um momento de incertezas para o grupo, diante das mudanças no Departamento de Defesa (DoD) após a posse do novo governo de Donald Trump que ocorrerá em 20 de janeiro.
Em entrevista coletiva, o atual Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, defendeu a eficiência do UDCG: “Nossa capacidade de agilizar a assistência de segurança necessária com urgência para a Ucrânia tem sido bastante notável. Fizemos isso em uma velocidade e quantidades nunca vistos no passado”, afirmou Austin.
Perguntado pelos jornalistas, Austin não confirmou se representantes da próxima administração fizeram algum contato sobre a continuação do grupo ou se havia alguma preocupação sobre seu fim. O presidente Trump e alguns membros importantes do seu governo levantaram preocupações sobre a guerra na Ucrânia e o apoio contínuo dos EUA no conflito.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO