Ucrânia recebe helicópteros doados pela Letônia. No dia 15 de agosto de 2022, a mídia da Ucrânia informou sobre a transferência para as Forças Armadas da Ucrânia de dois helicópteros Mi-2 e dois Mi-8MTV-1 doados da Latvijas Gaisa Spéki (Força Aérea da Letônia). Todos os quatro helicópteros foram pintados em cores ucranianas antes de serem parcialmente desmontados e enviados para a Ucrânia.
Os Mi-2 são os que estavam provavelmente armazenados em Lielvarde há alguns anos. A Letônia tinha um estoque de quatro Mi-8MTV-1, que agora está reduzido a apenas dois, que são usados principalmente para tarefas SAR. Um dos Mi-8MTV-1 passou recentemente por uma revisão. O reforço é bem-vindo para o esforço de guerra que os ucranianos fazem desde 24 fevereiro, quando os russos invadiram a Ucrânia.
Os Mi-8 da Letônia serão substituídos por quatro Sikorsky UH-60M Black Hawks. Em agosto de 2018, o Departamento de Estado dos EUA decidiu aprovar uma possível venda militar estrangeira (Foreign Military Sales — FMS) para a Letônia de quatro UH-60M e equipamentos relacionados por US$ 200 milhões.
No entanto, a entrega dos Black Hawks está atrasada por vários meses. Originalmente, estava planejado que um UH-60M fosse entregue este ano, dois em 2023 e o último em 2024. Enquanto isso, o treinamento de manutenção Black Hawk para militares da Letônia está sendo realizado pela Companhia B da Guarda Nacional do US Army de Michigan (MI ARNG) que pertence ao 1º Batalhão, 147º Regimento de Aviação (Co.B/1-147th AVN) sediado em Grand Ledge/Abrams Municipal aeroporto.
@CAS