Ucrânia: RAF amplia patrulha aérea da OTAN na fronteira ucraniana. Caças Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF) estão atuando em missões conjuntas de proteção do espaço aéreo da OTAN, como parte da resposta dos Aliados após as forças russas invadiram a Ucrânia.
As aeronaves do Reino Unido estão contribuindo em missões de patrulha aéreas, como parte das atividades de vigilância aprimorada da OTAN, iniciada devido à invasão russa da Ucrânia. Esta atividade é uma resposta robusta à agressão russa, e envolve além dos Typhoon da RAF, caças de nações Aliadas operando em conjunto para defender a região, contribuindo para a segurança da Europa.
“Estamos prontos para defender a Europa e a região do Atlântico contra novas agressões. Estou orgulhoso da coragem e do compromisso dos nossos pilotos que operam em toda a região e de todo o nosso pessoal que os apoia”, disse o Vice-Mrechal do Ar Phil Robinson, Comandante do Grupo 11 da RAF.
A RAF tem enviando esquadrilhas de Typhoon FGR4 adicionais para o flanco leste europeu, que operam a partir das bases da RAF Coningsby, em Lincolnshire, e da RAF Akrotiri. Esses caças operam armados com mísseis ar-ar de última geração, e um conjunto completo de sistemas defensivos, e estão patrulhando o espaço aéreo da OTAN sobre a Polônia e a Romênia, Esta é mais uma demonstração do compromisso inabalável do Reino Unido com a Aliança.
Em suporte às missões de patrulha dos Typhoon, aviões-taque A330MRTT Voyager decolam da RAF da Brize Norton, para fornecer combustível aos caças, permitindo maior alcance e resistência ao poder aéreo do Reino Unido e da OTAN.
Fonte: Comando Aéreo da OTAN
@FFO