Ucrânia prendeu militar com centenas de componentes roubados de Su-24. O Serviço de Segurança Nacional da Ucrânia (SBU), desmantelou uma rede de comércio ilegal de equipamentos aeronáuticos roubados. Uma ação realizada em 1º de junho, na região de Khmelnytsky, oeste do país, prendeu um militar das Forças Armadas em sua casa, com centenas de equipamentos utilizados nos bombardeiros Sukhoi Su-24M/MR da Força Aérea Ucraniana (UAF).
Em comunicado, o SBU informou que o cidadão é vinculado à uma das unidades das Forças Armadas Ucranianas de Khmelnytsky, e roubou bens de depósitos militares, incluindo importantes componentes dos bombardeiros Su-24. Os produtos dos roubos eram repassados para integrantes de uma quadrilha que atuava em nome de empresas, que por sua vez comercializam com agências estatais de indústrias de defesa no exterior.
O serviço de contra-espionagem do SBU, em conjunto com o Departamento Estadual de Investigação (DBR), a Promotoria Especializada de Khmelnytsky, e Comando Militar e de Defesa da Região Oeste, realizou a prisão do militar na sua residência. Foram encontrados cerca 120 componentes e equipamentos utilizados nos bombardeiros Su-24, todos embalados e preparados para envio aos clientes. Entre o material, estavam módulos de radares analógicos e digitais “Orion-A”; módulos L-006 Lipa do sistema de autoproteção do jatos; módulos DISS-7; bombas e componentes do sistema de combustível dos motores AL-21F que equipam os Su-24M/MR e MiG-23B.
Segundo o SBU, os materiais possivelmente são repassados para compradores no exterior, que fazem chegar em países que estão sob sanções do Conselho de Segurança da ONU. O acusado está sob a tutela do estado ucraniano, e aguarda o julgamento e a punição de acordo com a legislação federal.
Atualmente a UAF tem uma frota de aproximadamente 23 Su-24M/MR, divididos em três esquadrões, e baseados na 7ª Brigada de Aviação Tática (7 TAB), em Starokostiantyniv. A versão de reconhecimento Su-24MR, possui um radar lateral Shtik (SLAR), um sistema de reconhecimento infravermelho Zima, capaz de detectar objetos camuflados, bem como câmeras de alta resolução e sistemas de localização por radar. Sua alta velocidade permite que ele conduza missões de reconhecimento em território do inimigo. Uma característica comum com a versão de bombardeiro Su-24M, são os radares de mapeamento de terreno, que permite voos em altitudes extremamente baixas e alta velocidades.
@FFO