

Ucrânia perde Su-27 Flanker em combate. A Força Aérea Ucraniana (UAF) confirmou a perda de um Sukhoi Su-27 “Flanker” na manhã de hoje (28), durante uma missão de apoio aéreo às forças terrestres e de interceptação de drones kamikaze russos. O piloto ejetou em segurança e foi resgatado.
O Comando da UAF divulgou comunicado confirmando que o fato ocorreu durante uma complexa operação que visava repelir um ataque de UAVs Shahed lançados pelos russos. O único tripulante a bordo do jato conseguiu ejetar.
“O piloto ejetou com segurança e a equipe de resgate chegou prontamente ao local de pouso. Ele foi transportado para exames em um centro médico. Seu estado de saúde é estável, não corre risco de morte e passa bem”, informou a nota da UAF.
O Sukhoi Su-27 Flanker é um caça multifuncional pesado desenvolvido durante a era soviética. Considerada uma aeronave de quarta geração, ele entrou em serviço oficialmente na Força Aérea Soviética em 1990. Atualmente o Flanker é uma das principais plataformas de superioridade aérea da Ucrânia.
A perda do jato ocorre em meio a intensas batalhas aéreas em andamento no território ucraniano, onde as forças de defesa continuam a combater frequentes ondas de drones e mísseis russos que têm como alvos infraestruturas militares e civis.
Desde a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em 2022, os pilotos ucranianos têm enfrentado condições cada vez mais desafiadoras, à medida que as forças russas intensificam o uso de sistemas não tripulados em espaço aéreo disputado.
Uma comissão especial foi criada para investigar o que causou a queda do jato de combate.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO