Ucrânia perde o primeiro caça F-16AM em combate. A Força Aérea Ucraniana (UAF) perdeu na segunda-feira (26/08), o primeiro caça F-16AM Fightning Falcon em combate. As informações não oficiais são de que o jato poderia ter sido atingido por “fogo amigo” durante uma missão de defesa aérea. O piloto morreu na queda da aeronave.
A informação foi confirmada hoje (29/08) pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, detalhando que o F-16 caiu durante uma missão de defesa e apoio aéreo contra um “grande ataque” russo realizado na região de Lutsk no início desta semana.
O Tenente Coronel Oleksiy Mes (30 anos), indicativo de chamada “Moonfish”, morreu na queda do seu jato. Ele foi um dos primeiros militares ucranianos a concluir o treinamento nos caças ocidentais F-16 nos Estados Unidos.
Em nota, o Comando da UAF disse que o Ten cel Oleksiy Mes “destruiu três mísseis de cruzeiro e um drone de ataque durante missão de defesa aérea contra um enorme ataque russo com mísseis”, acrescentando que o piloto “salvou os ucranianos dos mortíferos mísseis russos, com a sua própria vida”. Mes foi condecorado postumamente com o posto de Coronel da UAF.
Informações divergentes da mídia internacional citam como possíveis causas da queda do F-16 “erro do piloto”, “problema técnico” ou “fogo inimigo”. Nas rede sociais circulam informações – não oficias – de que uma bateria anti-aérea Patriot das próprias forças ucranianas poderia ter atingido o caça em um erro de cálculo.
A primeira perda operacional de um Lockheed Martin F-16 Fightning Falcon da UAF ocorre pouco mais de 20 dias após o presidente Volodymyr Zelenskyi apresentar oficialmente os primeiros jatos recebidos de aliados ocidentais. Uma investigação militar foi aberta para determinar a causa da queda do caça.
@FFO