• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia: pelo menos quatro modernos Su-34 Fullback russos foram abatidos

8 de março de 2022
Ucrânia: pelo menos quatro modernos Su-34 Fullback russos foram abatidos (Foto: via Redes Sociais).
Ucrânia: pelo menos quatro modernos Su-34 Fullback russos foram abatidos (Foto: via Redes Sociais).

Ucrânia: pelo menos quatro modernos Su-34 Fullback russos foram abatidos. Em 13 dias de guerra, as Forças Armadas Russas sofreram pesadas baixas, estimadas em cerca de 11.000 homens e mais de 1.000 equipamentos/veículos militares, incluindo aeronaves e helicópteros. Em comunicado, o Estado-Maior ucraniano disse que foram abatidos 46 aeronaves e 68 helicópteros russos.

Entre as aeronaves de combate da Rússia, as perdas mais significativas, sem dúvidas, são dos avançados caça-bombardeiros russo Su-34 “Fullback”. Até agora, as forças de defesa ucranianas teriam abatido pelo menos quatro desses jatos, os mais modernos diretamente envolvidos no conflito.

O Su-34 Fullback, RF-95070 - 06 Vermelho, abatido no domingo (06), em Kharkiv (Foto: Yurij Vladimirovich via Russian Plane Net).
900O Su-34 Fullback, RF-95070 – 06 Vermelho, abatido no domingo (06), em Kharkiv (Foto: Yurij Vladimirovich via Russian Plane Net).

De acordo com as observações disponibilizadas nas redes sociais e em sites especializados, foram contabilizados um Fullback derrubado em 1º de março, outros dois abatidos em 05 de março e mais um no domingo, 6 de março. Cabe ressaltar que este número pode ser maior, uma vez que não há registros fotográficos ou vídeo confirmado.

O Ministério da Defesa ucraniano informou que no domingo (06/03), alguns Su-34 russos foram vistos atacando infraestruturas militares e instalações civis nas cidades de Kharkiv, e Chernihiv. Pelo menos um desses caças-bombardeiros foi derrubado. Uma filmagem da defesa aérea ucraniana foi divulgada nas redes sociais, mostrando o momento da derrubada do jato russo em Kharkiv.

No dia seguinte surgiram as evidências e imagens dos destroços, onde foi possível identificar a aeronave, matrícula RF-95070, código 09 Vermelho.
Destroços do Su-34 Fullback, RF-95070 - 06 Vermelho em Kharkiv (Foto: via Redes Sociais).
Destroços do Su-34 Fullback, RF-95070 – 06 Vermelho em Kharkiv (Foto: via Redes Sociais).

O Sukhoi Su-34, código OTAN “Fulback”, é um moderno jato de ataque russo, desenvolvido a partir do caça de superioridade aérea Su-27 “Flanker”, com objetivo de substituir os Su-24 “Fencer” nas Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS).

O “Fullback” foi projetado para operar dia e noite sob quaisquer condições meteorológicas, principalmente em missões de ataque a alvos (inclusive pequenos) terrestres e navais (fixos ou móveis), além de reconhecimento aéreo e guerra eletrônica (EW).

Operado por dois tripulantes, e com o cockpit blindado, os dois assentos são dispostos lado a lado. Possui 12 pontos fixos para o transporte de uma variedade de armamento ar-superfície e ar-ar, incluindo armas não guiadas ou “burras”. Pode operar isolado ou em grupos, em surtidas de bombardeio tático de ataque e interdição, em um ambiente hostil, pois conta com sistemas de contramedidas de autoproteção.

Imagens do Su-34 Fullback, RF-95070 – 06 Vermelho em Kharkiv.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login