Ucrânia: o 10º dia de guerra foi duro para a aviação russa. No décimo dia de guerra, as Forças Armadas Ucranianas estão resistindo bravamente na defesa do seu território, contra um inimigo muitas vezes maior em quantidade. Mas, como antigo dito popular fala, “nem sempre a quantidade significa qualidade”.
Embora seja difícil checar as perdas de de ambos os lados da guerra, chamou a atenção a grande quantidade de mensagens, fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais, mostrando que os russos perderam vários jatos de combate, helicópteros e pelo menos um drone desde ontem.
Nas últimas 26 horas as forças armadas russas teriam perdido em combate dez aeronaves (relação abaixo). Os dados são dos pesquisadores do Oryx, que vem fazendo um detalhado relatório diário da guerra, com base nas informações de código aberto disponíveis.
1x Su-30SM Flanker
2x Su-34 Fullbacks caça-bombardeiro
2x Su-25 Frogfoot de apoio aéreo aproximado
2x helicópteros de ataque Mi-24/35
2x helicópteros de transporte Mi-8
1x UAV Orlan
Obviamente poderão haver discrepâncias nesses números, mas mesmo que eles estejam com uma pequena margem de erro, fica claro que as poderosas forças armadas da Rússia estão tendo dificuldades no combate pelo ar.
Chama a atenção a perda de três avançados jatos da família “Flanker”, especificamente um Su-30SM e dois Su-34. Segundo relatos, esses jatos estão atuando em surtidas de ataque à alvos em solo, utilizando basicamente bombas não-guiadas. Os destroços tem evidenciado esse fato, e a falta de armamento inteligente nessas ações, estaria forçando os pilotos russos a voar em altitudes baixas, se expondo à artilharia antiaérea ucraniana.
A imagem de um dos Su-34 Fullback abatido na cidade de Chernihiv circula nas redes sociais (vídeo acima). Os dois tripulantes do jato, matrícula “24 Vermelho”, ejetaram, porém um não sobreviveu.
O militar sobrevivente foi capturado, e identificado como sendo o Major Krasnoyartsev, um experiente piloto de combate, com missões realizadas na Síria. Ele foi identificado em uma fotografia ao lado dos presidentes russo Vladimir Putin e sírio Bashar Al Assad, feita no posto avançado da Base Aérea de Khmeimim, na Síria.
O caça-bombardeiro Su-34 Fullback é uma versão altamente modificada do Su-27 Flanker, especializado para missões de ataque ar-superfície de longo alcance usando bombas e mísseis. Sua eletrônica avançada aliada a um poderoso radar, foi desenvolvida para auxiliar no voo à baixa altura e na precisão dos lançamentos das munições.
Na defesa aérea do seu país, as Força Armadas Ucranianas tem utilizado com bastante sucesso os lançadores portáteis de mísseis terra-ar, conhecidos como MANPADS (Man-Portable Air Defense Systems).
O Su-30SM russo derrubado nas últimas horas, foi abatido por um soldado ucraniano, chamado Albert, que realizou o disparo preciso de um MANPAD, da família IGLA. O feito foi motivo do ex-presidente, Petro Poroshenko, gravar um vídeo cumprimentando o militar ucraniano.
Ukrainian soldier Albert that shot down the Russian Su-30SM fighter aircraft took a reportage with ex-Ukrainian President Petro Poroshenko. The Russian aircraft might have been shot down by an Igla-MANPADS. #UkraineUnderAttaсk pic.twitter.com/4sU9r3Y6Hn
— Ukraine live (@Gadhwara27) March 5, 2022
Um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra claramente um helicóptero de ataque russo Mi-24 Hind, sendo abatido com o disparo de um MANPAD Piorun, de fabricação polonesa, na localidade de Kozarovychi, região de Kiev.
Ласкаво просимо до пекла!🔥🔥🔥 pic.twitter.com/khIV6UtM60
— ВОЇНИ УКРАЇНИ🇺🇦 (@ArmedForcesUkr) March 5, 2022
Os MANPADS têm sido componentes importantes para a resistência ucraniana. De acordo com o jornal The New York Times, somente da sexta-feira (04/03), cerca de 14 aviões de transporte militares de diversos países pousaram em aeródromos na fronteira ucraniana, levando equipamentos, materiais e armamentos, incluindo novos carregamentos de MANPADS.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO