• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia lançou enxame de drones contra uma fábrica de aeronaves russa

11 de março de 2024
Enxame de drones ucranianos atacam fábrica de aeronaves russa (Foto: Redes Sociais).
Ucrânia lançou enxame de drones contra uma fábrica de aeronaves russa (Foto: Redes Sociais).

Ucrânia lançou enxame de drones contra uma fábrica de aeronaves russa. Na noite de sábado (09/03), a Ucrânia lançou um ataque em massa com dezenas de drones com o objetivo de atingir o Complexo de Aviação Militar Beriev em Taganrog, na Rússia. A unidade é responsável pela produção e manutenção de aeronaves, particularmente as plataformas de comando e controle aerotransportado Beriev A-50 AEW&C.

O porta-voz do Exército Voluntário Ucraniano do Sul e Presidente do Conselho da Administração Regional de Odesa, Serhii Bratchuk, disse que o ataque em Taganrog foi “executado com sucesso” pelas Forças Especiais do Exército Ucraniano.

“Esta noite, os Serviços Especiais Ucranianos realizaram uma operação bem-sucedida com drones que atingiram a PJSC Beriev Aircraft Company na cidade de Taganrog. A fábrica é responsável por produzir uma infinidade de produtos militares, mas talvez o mais interessante seja a modernização do A-50U, aeronaves caríssimas e importantíssimas para as Forças Aeroespaciais Russas, das quais já derrubamos duas delas. Esses ataques poderosos podem atrapalhar seriamente o funcionamento da empresa por um longo período de tempo”, afirmou Bratchuk.

Beriev A-50 (Foto: OTAN).
Beriev A-50 (Foto: OTAN).

O governador de Rostov, Vasily Golubev, classificou o ataque como “massivo” e disse que grande parte foi repelido, sem revelar os danos causados na cidade. Pelo menos 47 drones teriam sido derrubados durante o ataque. Moradores de Taganrog disseram ter ouvido pelo menos cinco explosões. Uma recente imagem de satélite divulgada no X (antigo Twitter) por BabakTaghvaee mostra que as instalações da empresa foram atingidas por pelo menos três drones.

A Fábrica de Taganrog é um ativo importante para as Forças Armadas da Rússia, pois realiza a produção, manutenção e a modernização de diversas aeronaves militares como os A-50, Il-76, Il-78, Be-200, entre outras. Além disso, a empresa fornece componentes para a linha de produção de bombardeiros Tu-95 e Tu-142.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login