Ucrânia: KC-390 da FAB chegou na Polônia. O KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou hoje (09/03) em Varsóvia, na Polônia. A aeronave levou doações para a Ucrânia, e vai repatriar os cidadãos brasileiros e estrangeiros que estão saindo da região do conflito.
O KC-390 saiu de Brasília na última segunda-feira (07/03) e fez escalas técnicas no Recife (PE), na Ilha do Sal (Cabo Verde) e em Lisboa (Portugal). A previsão de retorno ao Brasil é amanhã (10/03).
Além de repatriar 40 brasileiros que moram na Ucrânia, o governo vai resgatar 23 ucranianos e um polonês, que já conseguiram visto humanitário para desembarcar em solo brasileiro. Também serão trazidos seis cachorros, pertencentes às famílias, e devido a situação especial, os seus donos foram dispensados pelo governo brasileiro de apresentarem o Certificado Veterinário Internacional.
Uma portaria dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, publicada no último dia 03/03, dispõe sobre a concessão do visto temporário (seis meses) e da autorização de residência para fins de acolhida humanitária (dois anos) para os nacionais ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado no seu país.
No voo de ida foram transportadas 11,6 toneladas de doações para a Ucrânia, que incluem cerca de nove toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, o equivalente a 360 mil refeições; 50 purificadores de água, com capacidade por volta de 300 mil litros de água por dia; e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.
Segundo o Ministério da Saúde, entre os materiais enviados, estão medicamentos para assistência farmacêutica básica para pessoas com doenças como hipertensão e diabetes, antibióticos, antitérmicos, antialérgicos, sais de reidratação e insumos para situações de emergência, máscaras de proteção e testes para detecção da Covid-19. No total, são cerca de 20 mil itens médicos para assistência às vítimas.
A missão conta, ainda, com um médico especialista para execução de protocolo sanitário, no contexto da Covid-19, e assistência a qualquer viajante em caso de intercorrências durante a missão.
A Operação Repatriação é uma ação interministerial, entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Defesa (MD), das Relações Exteriores (MRE) e da Saúde (MS).
Fonte: Agência Brasil
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO