Ucrânia inspeciona drones de longo alcance adquiridos com o apoio da Dinamarca. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, e a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, se encontraram com fabricante turca Baykar, para inspecionara fabricação dos drones de longo alcance doados pelo país europeu.
Os líderes foram informados sobre as características técnicas desses meios de destruição, bem como as especificidades de seu uso. Em particular, durante a inspeção, Volodymyr Zelenskyy e Mette Frederiksen viram drones de longo alcance, adquiridos conforme o modelo dinamarquês: os fundos são fornecidos para contratos já concluídos entre a “Agência de Aquisições de Defesa” e os fabricantes de drones.
Baykar construiu em 2022 uma fábrica na Ucrânia para produzir drones Bayraktar, como o TB-2, que usa mão de obra local. Foram estes drones que ambos os mandatários foram vistoriar, que estarão em breve na guerra contra a Rússia.
“A Dinamarca é uma amiga em quem podemos realmente confiar. Juntos, estamos defendendo as vidas dos ucranianos. Juntos, estamos produzindo armas para a Ucrânia. E juntos, estamos trabalhando na recuperação da destruição causada por esta guerra”, enfatizou o Zelensky.
O Presidente observou que todos os países nórdicos já aderiram ao modelo iniciado pela Ucrânia e pela Dinamarca. “Mais de um bilhão de dólares foram investidos por parceiros em nossas indústrias. Drones, mísseis, artilharia — a escala é impressionante”, ele acrescentou.
Mette Frederiksen afirmou que o investimento na indústria de defesa da Ucrânia é absolutamente necessário para combater a brutal agressão russa. “Para mim, é importante que nossa própria indústria possa vir para a Ucrânia, aprender com sua experiência. Aprender com sua capacidade de expandir e desenvolver suas linhas de produção. Vocês estão acelerando e aumentando a escala — é importante para a Ucrânia. Mas hoje é importante para todos nós”, enfatizou a Primeiro-Ministra. A Dinamarca deve fazer mais uma aporte de 130 milhões de euros para auxiliar a Ucrânia no conflito.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou em 19 de novembro que a Ucrânia planeja aumentar a produção de drones e mísseis de longo alcance como parte do plano de resiliência do país. Em um discurso ao parlamento, Zelensky disse que os drones ajudariam a compensar a falta de artilharia do exército. A Ucrânia cogita produzir pelo menos 30.000 drones de longo alcance no próximo ano, e um novo centro de tecnologia será estabelecido. O presidente também definiu a tarefa de produzir 3.000 mísseis de cruzeiro e híbridos de drones e mísseis e encontrar uma contramedida eficaz aos drones russos do tipo Shahed.
Fonte: MoD UKR
@CAS