Ucrânia: helicópteros Mi-24 ucranianos teriam atacado depósito de combustível no lado russo. Pelo menos dois helicópteros Mi-24 da Força Aérea Ucraniana (UAF) teriam acessado furtivamente o espaço aéreo russo, no amanhecer desta sexta-feira (01/04), para atacar um depósito de combustível na cidade de Belgorod, localizada a cerca de 40 quilômetros da fronteira. De acordo com autoridades russas, dois funcionários da empresa Rosneft, proprietária do local, ficaram feridos na ação.
A cidade russa de Belgorod está localizada a cerca de 80 quilômetros ao norte de Kharkiv, uma grande cidade ucraniana que está sob ataque das forças russas desde o início da ofensiva do Kremlin. Caso confirmado, o ataque aos estoques de combustível da Rússia representaria uma conquista significativa para as forças ucranianas.
A cidade ucraniana de Kharkiv está sitiada desde o início da invasão, e este ataque no lado russo teria um importante efeito psicológico em Moscou, que está ficando cada vez mais frustrado com os contratempos da sua “operação militar especial” (lembrando que a Rússia não chama a sua ação na Ucrânia de invasão ou guerra).
No vídeos divulgados nas redes sociais, é possível observar a tática usada pelos pilotos ucranianos. Eles voaram muito baixo, para evitar os radares da defesa aérea das Forças Aeroespaciais Russas, até chegarem na área alvo, onde aparentemente usaram foguetes não guiados, iniciando a evasiva também voando extremamente baixo. Não se sabe se os Mi-24 receberam algum tipo de apoio aéreo durante o ataque, embora pareça mais provável que tenham realizado uma missão solitária, pois a presença de outros vetores voando perto da fronteira poderia alertar os russos.
Essa surtida ucraniana é bastante impressionante, uma vez que foi realizada em um território onde se acredita ser um espaço aéreo altamente defendido. Especialistas sugerem que possivelmente os russos estivessem esperando um ataque com mísseis balísticos, em vez de um ataque usando aeronaves tripuladas dentro de seu território.
Como qualquer informação vinda de uma área em conflito, temos que tratá-la com cuidado, pois não se descarta a possibilidade que seja falsa, apesar de que nada aponte nessa direção.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO