• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia: helicópteros estão operando com marcas de invasão

10 de março de 2022
Ucrânia: helicópteros estão operando com marcas de invasão (Via Redes Sociais).
Ucrânia: helicópteros estão operando com marcas de invasão (Via Redes Sociais).

Ucrânia: helicópteros estão operando com marcas de invasão. A atual fase de invasão da Rússia na ucrânia trouxe ares de outra guerra no continente; a Segunda Grande Guerra. Isto porque os helicópteros russos passaram a ostentar marcas (faixas) brancas na fuselagem, ao estilo das usadas pelos Aliados no Dia D em junho de 1944. As novas marcações vistas nos helicópteros russos, ao que consta, tem como objetivo ajudar a identificar helicópteros de Putin e reduzir o risco de fogo amigo.

Desde o primeiro dia da invasão na Ucrânia, vários símbolos apareceram em veículos russos; aparentemente esses símbolos foram aplicados tanto para identificar unidades russas (já que em muitos casos foram despojadas de suas marcações padrão) quanto para obter outras informações que ainda precisam ser decifradas. Segundo alguns analistas, pode indicar uma força-tarefa para um alvo preciso ou a área de preparação de onde as forças terrestres lançaram a invasão (Crimeia, Rússia, Bielorrússia).

Helicópteros Mi-8/17 e Mi-24/35 com marcas ao estilo Dia D (Via Redes Sociais).
Helicópteros Mi-8/17 e Mi-24/35 com marcas ao estilo Dia D (Via Redes Sociais).

Na semana passada, símbolos semelhantes começaram a aparecer também em helicópteros russos. Essas marcas apareceram na internet em fotos e vídeos de helicópteros voando baixo postados nas redes sociais e também em uma reportagem da televisão estatal russa Zvezda (assista aqui). Os helicópteros vistos com as novas marcações são o Mi-8/17 Hip e o Mi-24/35 Hind, que apresentavam três listras verticais brancas na cauda e um “V” branco na traseira e nas laterais da cauda.

As marcações são especialmente úteis nesta situação, pois tanto a Rússia quanto a Ucrânia empregam o mesmo equipamento, dificultando a identificação e aumentando o risco de fogo amigo. Desde o início da invasão, informações ainda a serem confirmadas, dão conta que ambos os lados teriam derrubado erroneamente alguns de seus próprios aviões no clássico “Blue on Blue”. Então a introdução de marcas visuais, de algum jeito, vira uma espécie IFF (Identification Friend or Foe).

No entanto, deve-se notar que as novas marcações russas se assemelham notavelmente às usadas por helicópteros ucranianos durante o conflito de 2014 com as forças russas na Crimeia e Donbas. Os helicópteros ucranianos mostraram duas faixas verticais maiores que as russas, o que poderia ser um espécie de engodo para mascarar suas próprias unidades para que as defesas aéreas ucranianas as confundam com helicópteros do seu exército.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login