Ucrânia: futuro incerto para o mercado de transporte aéreo pesado. A Ucrânia reúne alguns dos mais importantes operadores de transporte aéreo de cargas pesadas do mundo. Cerca de 11 companhias aéreas cargueiras estão sediadas no país, entre elas a Antonov Airlines, cuja frota foi significativamente afetada pelos combates ocorridos nos últimos dias no Aeroporto de Gostomel, próximo da capital Kiev.
Com uma frota de 14 aviões cargueiros, entre eles nove peso-pesados, a Antonov Airlines viu na semana passada a destruição do seu principal destaque, o gigante An-225 Mriya. Ele era o maior avião do mundo, e único capaz de transportar cargas extraordinárias de até 250 toneladas. Além dele, dois “irmãos menores” An-124 Ruslan também foram afetados pelos combates entre as tropas russas e as forças de defesa ucranianas.
O Aeroporto de Gostomel foi considerado um ponto estratégico para os planos dos invasores russos, que lançaram mão de diversos ataques para tomar o controle do local, que fica a cerca de 25 km a noroeste de Kiev. Os combates atingiram diretamente a sede operacional da Antonov Airlines, os seus grandes hangares e instalações de manutenção, destruindo ou inutilizando praticamente todos aviões que estavam estacionais no local.
A frota a Antonov Airlines ficou reduzida a apenas cinco An-124-100 Ruslan, que estavam no exterior, quando a Rússia atacou Gostomel. De acordo com informações, os combates atingiram o An-225 Mryia (matrícula UR-82060), dois An-124-100 (UR-82009 e UR-82073), o An-22 Antei (UR-09307), além de meia dúzia de cargueiros “menores” como An-26 e An-74.
Apesar de tudo, nos últimos dias, os cinco An-124-100 Ruslan da Antonov Airlines tem estado bastante ativos, atuando em missões de transporte logístico para a OTAN. Principalmente as Forças Armadas da França tem utilizado os Ruslan para enviar equipamentos e tropas para o leste europeu, especialmente para a Romênia.
Veja os últimos voos e a situação da frota de An-124 da Antonov Airlines:
UR-82007: 05/03/2022 Constanta, Romênia (CND/LRCK) – Leipzig, Alemanha (LEJ/EDDP);
UR-82008: 06/03/2022 Constanta, Romênia (CND/LRCK) – Istres/Le Tube, França (QIE/LFMI);
UR-82009: 25/01/2022 Gostomel (GML/UKKM) * possivelmente destruído;
UR-82027: 06/03/2022 Constanta, Romênia (CND/LRCK) – Pau, França (PUF/LFBP);
UR-82029: 05/03/2022 Constanta, Romênia (CND/LRCK) – Leipzig, Alemanha (LEJ/EDDP);
UR-82072: 06/03/2022 Rzeszow-Jasionka, Polônia (RZE/EPRZ) – Estônia;
UR-82073: 13/03/2022 Gostomel (GML/UKKM) * possivelmente destruído;
As baixas na frota ucraniana de cargueiros An-225 e An-124, e os bloqueios comerciais à Rússia, poderão afetar diretamente o mercado de transporte aéreo super-pesado pelo mundo.
Outro operador importante de An-124 Ruslan é a companhia aérea russa Volga-Dnepr Airlines, que possui uma frota de 12 desses mega-jatos. A Volga poderá sentir na pele as sansões internacionais impostas às empresas russas, especialmente pelos Estados Unidos e União Européia, onde estão grande situados os clientes desse tipo de fretamento.
Empresas do segmento aerospacial, petrolífero, indústria de energia elétrica, armadores navais, construtores ferroviários, forças armadas, entre outros, estão na lista de frequentes contratantes desses mega-jatos, capazes de levar as suas cargas colossais por todo o mundo. Este nicho do mercado, disputado por pouquíssimas operadoras, poderá ser fortemente afetado pela guerra iniciada por Moscou, causando um efeito em cascata na cadeia de fornecedores.
Além desses dois operadores operadores civis, a companhia aérea Maximus Air Cargo, dos Emirados Árabes Unidos possui um único An-124-100 (UR-ZYD). Outros cargueiros dessa família estão nas unidades de transportes militares das Forças Aerospaciais da Rússia, que possuem aproximadamente 26 Ruslan.
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