Ucrânia: Força Aérea russa implanta aeronaves Su-25M na Belarus. Dez aeronaves de ataque Sukhoi Su-25SM das Forças Aeroespaciais da Rússia (RF VKS) foram implantadas na Base Aérea de Luninets (UMNL), na Belarus, distante aproximadamente 50 km ao norte da fronteira com a Ucrânia. A informação foi divulgada em 05/02 pelo Ministerio da Defesa russo (MoD).
Sediados na Base Aérea de Chernigovka, no Território de Primorsky, os Su-25M do 18º Regimento de Aviação de Assalto da Guarda do Distrito Militar Oriental, se deslocaram cerca de sete mil quilômetros até Lininet, na Belarus.
A partir de Luninets, as tripulações russas dos Su-25M realizaram estudos da área e voos de familiarização em conjunto com os órgãos de controle de tráfego aéreo local, antes de efetivamente realizares as missões de treinamento,a partir de 10 de fevereiro.
Até o dia 20 de fevereiro, os jatos da RF VKS atuarão em conjunto com o sistema de defesa aérea da Belarus, no Exercício Union Resolve 2022, que envolverá as Forças Armadas de ambos países, a fim de praticar manobras de pronta resposta e combate contra ataques de inimigos do exterior.
Autoridades dos países mebros da OTAN tem chamado a a atenção para a acumulação de forças militares russas na fronteira da Belarus com a Ucrânia. Conforme especialistas, esse seria um novo flanco para um eventual ataque russo, uma vez que Kiev, capital da Ucrânia, fica a cerca de duas horas de distância da região.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO