Ucrânia finaliza revisão de Mi-17V do Afeganistão sob protestos russo. A Konotop Aircraft Repair Plant Aviacon, parte da estatal ucraniana Ukroboronprom, está concluindo a revisão de dois helicópteros Mil Mi-17V-5 pertencentes à Força Aérea do Afeganistão (AAF), sob um contrato assinado com a Agência de Aquisição e Apoio da OTAN (NSPA – NATO Support and Procurement Agency).
O contrato foi fechado no final do ano passado, e inclui a revisão de dois helicópteros adquiridos pelos Estados Unidos para as Forças Armadas do Afeganistão. Essa atividade servirá como um “projeto-piloto” de certificação, para que as empresas ucranianas possam se tornar oficinas homologadas pela agência da OTAN na revisão de helicópteros da família Mi-8/Mi-17. A entrega das aeronaves está prevista para o final deste mes de julho.
Este contrato entre a Ucrânia e a OTAN, foi alvo de forte reclamação dos representantes da Russian Helicopters, cuja assessoria de imprensa teria divulgado que as empresas ucranianas “estariam colocando em risco a vida dos militares americanos e afegãos.” E complementaram que este contrato de revisão realizada na Ucrânia deveria ser considerada “ilegítima, pois estaria sendo conduzindo sem a participação e controle dos desenvolvedores dos helicópteros, as empresa russas JSC NCV Mil, Kamov e JSC KVZ.”
Em caso de avaliação positiva da NSPA para a revisão desses dois primeiros helicópteros, as empresas ucranianas poderão obter contratos maiores, envolvendo a manutenção de cerca de uma centena de helicópteros Mi-8/17 do Afeganistão e do Iraque.
@FFO