Ucrânia: F-16 abate 6 mísseis de cruzeiro em uma única missão. Pela primeira vez na história operacional do F-16, um jato operado pela Força Aérea da Ucrânia abateu seis mísseis de cruzeiro russos durante uma única missão.
A façanha ocorreu em dezembro de 2024, onde quatro foram abatidos com mísseis ar-ar e dois com o canhão M61 da aeronave, afirmou a Força Aérea Ucraniana em 7 de janeiro. A interceptação teria ocorrido durante um ataque aéreo russo em massa na manhã de 13 de dezembro de 2024, no qual a Rússia utilizou quase 200 drones e 94 mísseis.
“Pela primeira vez na história do Fighting Falcon, um caça F-16AM destruiu seis mísseis de cruzeiro russos em uma missão de combate”, disse o Comando da Força Aérea nas redes sociais.
A Ucrânia recebeu vários caças F-16 de fabricação norte-americana ex-Royal Netherlands Air Force (RNLAF) e da Royal Danish Air Force (RDAF), que desde agosto do ano passado vem sendo empregando diversas vezes em funções de defesa aérea durante ataques em massa russos a cidades e infraestrutura.
“Dizem que nem os americanos conseguiram acreditar que você fez isso”, disse o porta-voz do Comando da Força Aérea, Yurii Ihnat, em uma entrevista com o piloto, cuja identidade não foi revelada.
O aviador disse que se aproximou de um grupo de mísseis de cruzeiro e, apesar de suas contramedidas de guerra eletrônica, conseguiu travar nos alvos. O F-16 supostamente abateu um par de projéteis russos com mísseis de médio alcance AIM-120C e, em seguida, outro par com mísseis de curto alcance AIM-9L. Sem mísseis e com pouco combustível, o piloto foi então chamado de volta da área, mas avistou outro míssil indo em direção a Kiev. Ele se moveu para interceptá-lo e abriu fogo de seu canhão de 20 mm M61 Vulcan, atingido o míssil que voava a mais de 650 quilômetros por hora, em uma manobra difícil e arriscada, disse a Força Aérea.
“Algumas rajadas do canhão — e uma explosão… depois outra! ‘Uma detonação secundária’, pensei, mas, como se viu, eram dois mísseis”, disse o piloto, acrescentando que fez tudo conforme ensinado pelos instrutores dos EUA.
Os F-16AM ucranianos são sempre equipados com quatro mísseis ar-ar de médio e curto alcance. Nenhuma vez eles foram vistos com seis mísseis. Conforme o Comando da Força Aérea, pilotos ucranianos aprenderam a abater mísseis com canhões de aeronaves em simuladores nos EUA, mas nunca tentaram fazer isso em combate real antes.
O F-16 Fighting Falcon entrou em serviço no final de 1978, e suas várias versões foram usadas por mais de duas dúzias de países, incluindo os EUA e seus aliados europeus. Mais de 4.600 F-16 de vários modelos foram construídos, sendo operado por mais de 30 operadores ao redor do mundo, participando de vários conflitos em todo o mundo desde 1981, quando fez sua estreia em combate.
@CAS