• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia está usando drones de papelão para atacar a Rússia

5 de setembro de 2023
Ucrânia está usando drones de papelão para atacar a Rússia (Fotos: SYPAQ).
Ucrânia está usando drones de papelão para atacar a Rússia (Fotos: SYPAQ).

Ucrânia estaria usando drones de “papelão” para atacar a Rússia. As forças militares ucranianas estão usando drones de baixo custo SYPAQ Corvo PPDS (Precision Payload Delivery System), transportando munições de longo alcance, para realizar ataques em aeródromos e no interior da Rússia.

Fabricado pela empresa australiana SYPAQ, o Corvo PPDS é basicamente construído em material similar a um papelão rígido, podendo ser transportado facilmente e montado em campo, com o uso de poucas ferramentas.

Seu alcance operacional é de aproximadamente 120 quilômetros, levando uma carga útil de até três quilos, voando a uma velocidade de cruzeiro de 60 quilômetros por hora. A composição da sua estrutura também dificulta sua detecção pelos sistemas de radar e defesa.

Em maio deste ano, a SYPAQ confirmou o fornecimento do PPDS para as Forças Armadas Ucranianas. Recentemente, em 27 de agosto, ocorreu o primeiro relato de uso desses drones pela Ucrânia, divulgado no canal “Fighterbomber” no Telegram, administrado por uma pessoa associada à Força Aérea Russa.

“Esta noite, [os ucranianos] usaram um enxame de drones. Não sabemos exatamente o tipo de drones, mas se fossem elétricos não seriam lançados da Ucrânia”, disse o posto do Fighterbomber.

Não foi informada a localização exata dos ataques, mas recentemente ocorreram ataques de drone contra as bases aéreas de Kursk Vostochny e Pskov, onde foram destruídos aviões de transporte Il-76 e bombardeiro Tu-22 (saiba mais aqui).

Uma fonte do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) disse ao jornal Kyiv Post que um ataque utilizando um grande número de drones, o que resultou na destruição de quatro aeronaves Su-30, um MiG-29, além de danos em dois lançadores de mísseis Pantsir, bem como radares de um sistema de defesa aérea S-300.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login