Ucrânia e Turquia negociam acordos estratégicos conjuntos. Os Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Dmytro Kuleba e da Turquia, Mevlut Cavusoglu, discutiram o desenvolvimento da cooperação técnico-militar, envolvendo a estatal Ucraniana Antonov. O encontro aconteceu no último dia 07 de outubro, durante uma reunião do grupo de planejamento estratégico conjunto em Lviv, na Ucrânia.
“Hoje discutimos o futuro desenvolvimento da cooperação técnico-militar, em particular, a produção de drones turcos Bayraktar, na Ucrânia. A Turquia também está interessada nas capacidades da nossa fábrica da Antonov. A eficiência de nossos aviões foi claramente comprovada na eliminação de incêndios na Turquia”, disse Kuleba.
Os ministros discutiram a situação da implementação dos acordos alcançados no mais alto nível político, além das perspectivas de uma maior cooperação ucraniana-turca nas áreas de política e segurança, comércio e investimento, indústria de defesa, energia, infraestrutura, transporte e construção de aeronaves.
As partes concordaram em realizar a décima reunião do Conselho Estratégico de Alto Nível com a presença dos Presidentes de ambos países, a ser realizada no final no início do próximo ano.
Também foram discutidos o fortalecimento da cooperação naval entre as marinhas de ambos países. “Estamos unidos a Mevlüt na necessidade de garantir um equilíbrio entre a segurança e os interesses na região. O Mar Negro não deve ser um espaço para ações agressivas de um dos países, e a Ucrânia e a Turquia trabalham juntas para garantir esse objetivo “, disse Kuleba.
As partes discutiram mais cooperação prática dentro da Plataforma da Crimeia, concordando em dar atenção prioritária e coordenar ações para garantir os direitos humanitários na península temporariamente ocupada.
Os Ministros assinaram um plano de consultas entre os Ministérios das Relações Exteriores para 2022-2023, que prevê o intercâmbio de experiências em diversas áreas de interesse mútuo.
No final de setembro, o Ministério da Defesa da Ucrânia assinou o Memorando de Cooperação com a empresa turca Bayraktar Savunma, que deverá construir um centro de manutenção, reparos e modernização de drones na Ucrânia.
Fonte: OPK
@FFO