Ucrânia e Arábia Saudita retomam negociações sobre o Antonov An-132D. A Ucrânia e a Arábia Saudita iniciaram negociações para retomar o programa de produção conjunta de uma nova aeronave de transporte. A informação foi divulgada por Serhiy Bychkov, Diretor Geral e CEO da Antonov State Enterprise, em uma entrevista ao portal ucraniano Apostrophe.
As negociações entre ambos países estão suspensas há aproximadamente três anos. De acordo com Bychkov, o antigo Executivo da Antonov SE, Dmitry Kiva, manteve negociações avançadas com as autoridades da Arábia Saudita. Foi selecionado o An-32 como base para o projeto da nova aeronave, chamada An-132D, e que teria basicamente novos motores ocidentais, ao invés dos originais ucranianos.
Segundo Bychkov, o antigo executivo da empresa ucraniana, alterou o projeto muito além do que foi previamente negociado, levando os sauditas a buscarem um novo parceiro estratégico. O atual CEO da Antonov ainda citou “circunstâncias políticas”, e um forte lobby da Airbus para com a Arábia Saudita.
“Infelizmente, a nossa antiga liderança cometeu um erro tático: foi decidido não apenas redesenhar a aeronave e trocar os motores, mas também mudar o sistema de controle e assim por diante”, disse Sergei Bychkov.
Nomeado CEO da Antonov SE em novembro de 2020, Serhiy Bychkov tem como uma das suas prioridades a retomada das negociações com a Arábia Saudita, o que foi feito em junho deste ano.
“Como CEO [da Antonov], eu me encontrei com o Príncipe da Arábia Saudita. Eles estão prontos para retomar os trabalhos, porque temos grande experiência, conhecemos os pontos fracos do projeto, sabemos como eliminá-los, e o que precisamos alterar para chegar ao design da aeronave planejada. Ainda neste ano, ou no início de 2022, esperamos assinar um contrato com Riad, para a criação conjunta dessa aeronave, que eventualmente será produzida nas instalações da Arábia Saudita”, disse Bychkov.
A Antonov já tem uma alocação escolhida na Arábia Saudita, onde deverão ser montados os An-132D.
“Eu acredito fortemente que a nova aeronave AN-132D terá uma boa demanda na África, América do Sul, Oriente Médio e Ásia”, salientou o executivo da Antonov SE.
O desenvolvimento do An-132D foi anunciado em 2015, após a assinatura de um acordo entre Antonov, a empresas sauditas King Abdulaziz City for Science and Technology (KACST) e a Taqnia Aeronautics. O projeto original previu dois motores turboélice Pratt & Whitney Canada PW150A, aviônicos da Honeywell, sistema de gerenciamento de voo da Liebherr e uma unidade de força auxiliar (APU).
Em 2016 foi construído um protótipo, que fez o voo inaugural em 31 de março de 2017. As entregas das aeronaves de série estavam previstas para iniciar em 2018. A Royal Saudi Air Force (RSAF) havia se comprometido em um pedido inicial de seis aeronaves, sendo quatro em configuração SAR para busca e resgate, e duas equipadas para guerra eletrônica. Em abril de 2019, a Antonov revelou a suspensão do programa, sob alegação de que a Arábia Saudita havia decidido por outro parceiro estratégico.
@FFO