Ucrânia: drones Golden Eagle irão equipar as forças ucranianas. A Teal Drones, com sede nos Estados Unidos, recebeu um pedido de 15 pequenas aeronaves não tripuladas (small Unmanned Aircraft Systems – sUAS) Golden Eagle de um país membro da OTAN que deseja entregá-los à Ucrânia, conforme a Red Cat Holdings, controladora da Teal.
Embora a Red Cat não tenha nomeado o comprador ou respondido a perguntas sobre a compra planejada, indicou que o pedido é o primeiro recebido na Europa como resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia. “Acreditamos que este é o primeiro de muitos relacionamentos e compras na região”, disse o CEO da Red Cat, Jeff Thompson, em 4 de abril.
O anúncio veio menos de três semanas depois que Thompson disse a analistas que Teal havia sido acionada com pedidos de consulta de países que queriam fornecer “milhares” de seus sUAS à Ucrânia para ajudá-la a combater as forças russas.
“Estamos trabalhando todas 24 horas” para responder ao interesse no nosso quadricóptero de reconhecimento de curto alcance, disse a empresa em meados de março. “Estamos trabalhando o mais agressivamente possível para dimensionar nossa produção por causa disso”.
Embora os drones comerciais fabricados na China estejam amplamente disponíveis e até mais acessíveis em função dos preços de mercado, os compradores em potencial estão preocupados de que a China possa rastrear a posição desses drones e compartilhar as informações com a Rússia. Conforme a Red Cat, no mundo de hoje isto é possível e provável, basta que exista um “motivo”. Compradores europeus não querem se arriscar, e piorar ainda mais as coisas. Por isto, o melhor é adquirir de um fornecedor fora da esfera de amizade do Presidente Putin.
@CAS