Ucrânia: dois Airbus A400M turcos seguem “presos” em Kiev. Dois Airbus A400M da Força Aérea da Turquia (TuAF) estão “presos” no Aeroporto Internacional de Boryspil, em Kiev, desde o dia 24 de fevereiro, quando os russos iniciaram a guerra no território ucraniano. De acordo com informações do governo turco, as aeronaves pousaram na madrugada daquele dia, com o objetivo de retirar os seus cidadãos e funcionários diplomáticos do país, porém o início dos combates impediram a suas decolagens de retorno.
“Em 24 de fevereiro, enviamos duas de nossas aeronaves A400M para a Ucrânia para ajuda humanitária e evacuação de nossos cidadãos. Devido ao fechamento do espaço aéreo, eles estão esperando no aeroporto de Borispol desde então”, disse o ministro da Defesa Nacional Hulusi Akar.
Imagens de satélite mostram os dois A400M, matrículas 17-0080 e 18-0093 estacionados em Boryspil. Os seus tripulantes desde então permanecem hospedados na Embaixada da Turquia em Kiev, aguardando uma negociação para uma janela de evacuação da capital ucraniana.
“Continuamos nossos contatos com a Rússia e Ucrânia. Nossa negociação continua para garantir ao máximo a segurança das nossas aeronaves. Nossa equipe está atualmente hospedada em nossa Embaixada. Vamos evacuar nossos aviões na primeira oportunidade”, disse o Ministro Akar.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO