• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia deverá produzir localmente helicópteros UH-1 Iroquois

2 de março de 2021
Os novos UH-1 Huey deverão substituir a frota de antigos helicópteros soviéticos das Forças Armadas da Ucrânia (Foto: Arquivo RFA).

O conglomerado industrial estatal ucraniano UkrOboronProm, anunciou que deverá produzir sob licença, o helicóptero Bell UH-1 Iroquois, na sua unidade em Odessa. O anúncio foi feito pelo Diretor Geral da Ukroboronprom, Yuri Gusev, durante uma visita na Odessa Aviation Plant.

De acordo com o comunicado da empresa, a linha de produção está em fase final de organização. Financiado com fundos de investimento, o primeiro Iroquois produzido na Ucrânia deverá sair da fábrica antes do 30º aniversário da independência do País, em 24 de agosto próximo.

“Observei que a prioridade da Odessa Aviation continua a ser atender às necessidades de armamentos e equipamentos militares do seu principal cliente, o Ministério da Defesa da Ucrânia. Para aumentar a produção da empresa, planejamos criar uma escola especializada para treinar novos projetistas de aeronaves. Esse ramo pode aparecer na base da Odessa Polytechnic University”, disse Yuri Gusev.

Originalmente desenvolvido e produzido pela Bell Helicopter, o UH-1 Iroquois, ou Huey, é uma das aeronaves mais icônicas e representativas da história da aviação militar mundial. O sucesso de seu design é demonstrado pelo fato de que a sua produção em série começou no início dos anos 1960, e até hoje muitos exemplares continuam em operação por todo o mundo.

Fundada em 1911, a Odessa Aviation Plant State Enterprise é uma das empresas de aviação mais antigas da Ucrânia e da Europa. É especialista em reparos de aeronaves (An-12, An-24, An-26, MiG-21, MiG-23, MiG-27, MiG-29, L-39 e Yak-40), modernização de aeronaves (MiG-21 e L-39), revisão de motores de várias marcas, serviços MRO, produção de componentes para reposição e treinamento de pessoal.

A UkrOboronProm não divulgou detalhes sobre qual modelo e versão do Iroquois será produzido em Odessa, mas o certo é que as novas aeronaves iniciarão o processo de substituição de uma frota de antigos helicópteros soviéticos das Forças Armadas da Ucrânia.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login