No dia 16 de janeiro, o Governo da Ucrânia divulgou um comunicado informando que está considerando retomar a produção do cargueiro Antonov AN-74. A decisão seria inicialmente para atender a demanda da Força Aérea Ucraniana (UAF), diante da necessidade de substituição dos antigos Antonov AN-26, mas também considera a possibilidade de abrir uma linha de produção civil para exportação.
Conforme o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Indústrias Estratégicas da Ucrânia, Uruskyy Oleh, a Força Aérea pretende adquirir quatro unidades de transporte, e a Marinha quatro AN-74 de patrulha marítima. Para isso, serão tomadas as medidas necessárias para restaurar a produção dessas aeronaves na estatal Kharkiv State Aircraft Production Enterprise.
Originado do soviético AN-72 Coaler, uma aeronave de transporte militar desenvolvida nos anos 1970, para transporte de pessoas, cargas, missões de patrulha e apoio às pesquisas científicas no Ártico e na Antártica. A boa visibilidade da cabine e a disponibilidade de duas janelas de bolha nas estações do navegador permitem a vigilância das condições do gelo. Por sua vez, o Antonov AN-74 é uma versão mais moderna e melhorada, com maior capacidade de combustível, cabine para cinco tripulantes, radar maior, equipamentos de navegação aprimorados, sistema de degelo otimizado, capacidade de operação com esquis, para operações nas regiões árticas.
Essas aeronaves ficaram muito populares no Continente Africano, por conta da boa capacidade de carga, desempenho e robustez. O posicionamento dos motores Lotarev D-36 acima das asas, utiliza o “efeito Coanda”, que resulta em decolagens e pousos extremamente curtos (STOL), necessitando de apenas 650 metros na decolagem e míseros 450 metros para pousar. Desenvolvida para operar em locais com pouca infraestrutura de solo, os seus trens de pouso são reforçados e equipados com grandes pneus, que permitem operações em areia, grama, cascalho e outras pistas de pouso não pavimentadas.
Entre 1985 e 2004 a empresa Kharkiv Aircraft Manufacturing Company, produziu 195 aeronaves nas duas versões, sendo 133 AN-72 e 62 AN-74.
Nos últimos anos, a Ucrânia foi forçada a abandonar muitos projetos de construção de aeronaves, principalmente devido a uma grave crise econômica e ao corte de relações comerciais com a Rússia, onde uma parte significativa dos componentes era produzida. O último desenvolvimento da terrível situação viu numerosos cancelamentos de pedidos para a aeronave An-178 devido à incapacidade dos ucranianos de fornecê-los dentro dos prazos previstos, principalmente pela falta de peças e componentes. Assim, Antonov perdeu encomendas da Força Aérea Real Saudita e da Aviação do Exército Iraquiano, do Ministério do Interior do Peru, além da companhia Azerbaijani Silk Way Airlines.
Após a paralisação da linha de montagem, ficaram no piso da fábrica seis AN-74 em várias fases de montagem, junto com cinco aeronaves regionais civis AN-140, em processo de montagem. Não foram divulgados detalhes sobre os componentes irão compor a retomada da produção do AN-74, mas com certeza os motores das novas aeronaves serão os modernos Progress D-436, desenvolvidos pela empresa ucraniana Ivchenko-Progress, e se comparado aos antigos Lotarev D-36, que atualmente equipa os AN-74 originais, o novo turbofan incorpora um fan de alta rotação, com baixos níveis de emissão de gases, novas seções de compressor e um sistema de controle digital automático (FADEC).
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