Ucrânia destrói veículo “jamming” de Guerra Eletrônica da Rússia. Unidades Especiais (SSO) das Forças Armadas da Ucrânia, destruíram uma estação de interferência eletromagnética (jamming) automatizada russa R-330ZH Zhitel, estacionada na região de Zaporizhzhia, território ucraniano. A ação ocorreu em 09/10, e o equipamento foi neutralizado pela artilharia ucraniana e apoio das suas unidades SSO.
O R-330ZH é um componente-chave do arsenal de Guerra Eletrônica (EW) da Rússia, usado para interromper as comunicações entre veículos aéreos não tripulados (UAVs) e seus operadores.
Especificamente, interfere nos sistemas de comunicação por satélite Inmarsat e Iridium, no sistema NAVSTAR de posicionamento GPS (Global Positioning System) e na nas comunicações de celular (GSM-1800). Ele também pode detectar, analisar e localizar dispositivos de comunicação baseados em satélite e celular.
The Russian electronic warfare system R-330Zh "Zhitel" is no longer operational. 💥 #Ukraine #Russia #UkraineRussiaWar #ukrainecounteroffensive pic.twitter.com/y65VEI4WZt
— Dr. Khaled Alfaiomi (@Alfaiomi) October 9, 2023
O sistema EW é montado no chassi do caminhão Ural-43203 ou KamAZ-43114 6×6 e inclui um reboque de dois eixos com um gerador de energia elétrica a diesel com quatro antenas ativas em fase em mastros telescópicos.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, um caminhão Ural-43203 aparentemente foi completamente destruído e totalmente consumido pelo fogo que seguiu ao ataque. De acordo com Janes, na mesma ação foram atacados um canhão autopropelido Akatsiya, um sistema de foguetes de lançamento múltiplo Uragan e um canhão autopropelido Pion 203 mm.
@FFO
A Força Aérea Ucraniana (UAF) divulgou uma nota nas suas redes sociais, afirmando que um caça russo Su-35S Flanker-E foi abatido na região de Kherson, leste do país. A ação ocorreu na última sexta-feira (27/05), durante um combate aéreo com um MiG-29 Fulcrum da ucraniano.
Em "Notícias"
A Força Aérea Ucraniana (UAF) está lançando mão do uso intensivo de veículos aéreos de combate não tripulados (UCAV), para conter avanço das colunas de veículos russos em seu território. Os UCAV de fabricação turca, TB2 Bayraktar estão atuando em missões de combate de forma muito eficazes contra equipamentos e…
Em "Notícias"
As Forças Armadas da Ucrânia abateram mais um jato de superioridade aérea Sukhoi Su-30SM (OTAN: Flanker-H) da Força Aerospacial Russa, contabilizando cerca de 12 dessas aeronaves destruídas no conflito. Esses aviões operam em apoio às forças terrestres russas desde 24 de fevereiro, quando o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão…
Em "Notícias"