Ucrânia destrói veículo “jamming” de Guerra Eletrônica da Rússia. Unidades Especiais (SSO) das Forças Armadas da Ucrânia, destruíram uma estação de interferência eletromagnética (jamming) automatizada russa R-330ZH Zhitel, estacionada na região de Zaporizhzhia, território ucraniano. A ação ocorreu em 09/10, e o equipamento foi neutralizado pela artilharia ucraniana e apoio das suas unidades SSO.
O R-330ZH é um componente-chave do arsenal de Guerra Eletrônica (EW) da Rússia, usado para interromper as comunicações entre veículos aéreos não tripulados (UAVs) e seus operadores.
Especificamente, interfere nos sistemas de comunicação por satélite Inmarsat e Iridium, no sistema NAVSTAR de posicionamento GPS (Global Positioning System) e na nas comunicações de celular (GSM-1800). Ele também pode detectar, analisar e localizar dispositivos de comunicação baseados em satélite e celular.
O sistema EW é montado no chassi do caminhão Ural-43203 ou KamAZ-43114 6×6 e inclui um reboque de dois eixos com um gerador de energia elétrica a diesel com quatro antenas ativas em fase em mastros telescópicos.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, um caminhão Ural-43203 aparentemente foi completamente destruído e totalmente consumido pelo fogo que seguiu ao ataque. De acordo com Janes, na mesma ação foram atacados um canhão autopropelido Akatsiya, um sistema de foguetes de lançamento múltiplo Uragan e um canhão autopropelido Pion 203 mm.
@FFO