Ucrânia derrubou seis caças russos em três dias. O Ministério de Defesa da Ucrânia informou que em 72 horas, as suas baterias de defesa anti-aérea derrubaram nada menos que seis caças-bombardeiros da Rússia. Foram neutralizados quatro Sukhoi Su-34 e dois Su-35 entre sábado (17/02) e segunda-feira (19/02).
Os ucranianos neutralizaram os três primeiros jatos russos no sábado, enquanto voavam a cerca de 110 km a leste de Avdiivka, no leste da Ucrânia, aparentemente em uma formação de ataque contra as tropas ucranianas em retirada daquela cidade em ruínas, informou Forbes. No domingo, os militares ucranianos alegaram ter abatido um quarto Sukhoi, e outros dois na segunda-feira, este último sobre o Mar de Azov, no sul do país.
Possivelmente todas essas ações bem sucedidas contra alvos aéreos russos de grande importância estratégica, foram realizadas por baterias de mísseis Patriot PAC-2, que a Ucrânia recebeu dos Estados Unidos e da Alemanha. O Comando de Defesa Anti-Aérea ucraniano implantou baterias Patriot em Kiev, no sul e no leste país. Esses lançadores são montados sobre veículos e podem se mover conforme necessário.
Os caça-bombardeiros Su-34 são os melhores aviões de ataque da Força Aaeroespacial Russa, que está os utilizando em missões de apoio aéreo aproximado para o lançamento de munições guiadas de precisão em direção à linha de frente. Essas operações contam com a escolta e proteção dos caças supersônicos Su-35, que garantem a superioridade aérea na área de combate.
Segundo o site de análise de dados militares Oryx, a Força Aérea Russa tem aproximadamente 150 Su-34 e seis de 120 caças Su-35, tendo perdido 25 deles na guerra iniciada em fevereiro de 2022. No total, as Forças Armadas Ucranianas contabilizam a derrubada de cerca de 330 aviões militares russos de diversos modelos.
@FFO