Ucrânia derrubou mais um A-50 AWACS da Rússia. Na noite de sexta-feira (23/02), as Forças Armadas da Ucrânia abateram mais um Beriev A-50 russo na região de Yeysk, em Krasnodar. Foi a segunda perda de uma aeronave de Comando e Alerta Aéreo Antecipado (AWACS) da Força Aeroespacial da Rússia apenas neste ano de 2024.
A destruição do A-50 foi confirmada pelo Tenente General Mykola Oleshchuk, Comandante da Força Aérea da Ucraniana em suas redes sociais. “O A-50 com o indicativo Bayan chegou ao seu destino! Obrigado à Inteligência de Defesa da Ucrânia e a todos que contribuíram para o resultado!”, escreveu o Oficial General ucraniano.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma aeronave – que seria o A-50 – lançando dispositivos de auto proteção (flares) antes de ser abatida. Estima-se que a tripulação a bordo da aeronave seria em torno de 15 militares entre pilotos, técnicos e operadores de sistemas de radar.
O Beriev A-50 (codinome OTAN “Mainstay”) tem capacidade para identificar alvos terrestres (incluindo baterias M142 HIMARS) em um raio aproximado de 300 quilômetros e transmitir esses dados para operadores de mísseis Iskander-M e Tornado-S. Conforme noticiamos recentemente, a Força Aérea Rússia estaria usando seus A-50 em missões de aquisição e orientação de alvos para os patrulhas de caças Su-35S e MiG-31BM equipados com mísseis ar-ar R-37M.
De acordo com informações de inteligência, após a perda destas duas aeronaves neste ano, a Rússia teria uma frota disponível de sete A-50 e A-50U, a versão modernizada do AWACS. Eles representam toda a capacidade de detecção de longo alcance das forças armadas russas. Devido a sua complexidade de sistemas e extenso período para a formação de novos operadores de radares embarcados, a reposição dessas aeronaves demanda longo tempo, o que a Rússia não dispõem diante da urgência e das necessidades da guerra.
@FFO