Ucrânia derruba mais um moderno Sukhoi Su-35 russo. A Força Aérea Ucraniana (UAF) abateu mais um caça russo Sukhoi Su-35 (designação OTAN “Flanker-E”). De acordo com as informações divulgadas pelo Comando da Força Aérea Ucraniana, a ação aconteceu na manhã deste sábado (07/06) na região da cidade russa de Kursk.
Em um breve comunicado, o Comando da UAF disse: “Um caça multifuncional Su-35 foi abatido como parte de uma operação aérea no setor de Kursk”. Não foram informados mais detalhes da operação.
Fontes não oficiais sugerem que o caça russo estava tentando se aproximar da fronteira ucraniana com a intenção de interceptar aeronaves de combate ucranianos que realizavam missões de ataque de precisão contra alvos dentro do território russo. De acordo com esses relatos, o piloto do Su-35 foi atraído e neutralizado antes que pudesse revidar.
Desde o início da operação de invasão do território ucraniano em fevereiro de 2022, acredita-se que a Rússia tenha perdido aproximadamente 10 caças Sukhoi Su-35 em áreas controladas pela Ucrânia e em zonas de combate próximas às linhas de frente. O grupo independente de monitoramento Oryx, confirmou pelo menos sete perdas, utilizando como base em evidências fotográficas e vídeos.
O Sukhoi Su-35S Flanker-E é uma evolução da família Su-27 Flanker e está entre os caças multifuncionais quarta geração mais avançados da frota russa. Equipado com radar eletrônico e capacidade de lançar mísseis além do alcance visual, os Su-35 são frequentemente empregados em missões de superioridade aérea, guerra eletrônica, escolta aérea e ataque ao solo.
Este evento segue um padrão crescente de aumento da atividade ucraniana perto das zonas de fronteira da Rússia, com vários relatos recentes de ataques aéreos e de drones bem-sucedidos à infraestrutura militar dentro do território russo, incluindo depósitos de munição e centros logísticos.
O governo ucraniano continua a expandir seus esforços de negação de ataque aéreo, modernizando a UAF. Apesar da vantagem numérica da Rússia e da sua aviação de longo alcance, as unidades ucranianas estão explorando lacunas no planejamento tático e na cobertura de radar russos com uma combinação de guerra eletrônica e táticas de distração.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO