Ucrânia: Cel Oksanchenko, piloto de demonstração de Su-27, abatido em combate. A Força Aérea Ucraniana (UAF) perdeu um ícone, o conhecido piloto Coronel Oleksandr Oksanchenko, conhecido por “Lobo Cinzento”. Ele morreu na noite de sexta-feira (25/02), depois que o seu avião foi abatido por mísseis de defesa aérea russos, perto de Kiev.
Hoje (01/03), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, concedeu postumamente o título de “Herói da Ucrânia” ao Coronel Oksanchenko, anunciou o Gabinete do Presidente nas suas redes.
O “Lobo Cinzento” ganhou fama internacional como piloto de exibição do Su-27 Flanker. Ele fazia parte da 831ª Brigada de Aviação Tática de Guardas na Base Aérea de Myrhorod, e participou de diversos shows aéreos pela Europa. Particularmente no RIAT 2017, pilotando o Sukhoi Su-27P1M, o Coronel Oksanchenko recebeu o troféu “As the Crow Flies” (FRIAT Trophy), pela melhor apresentação de voo, julgada por membros dos Friends of the Royal International Air Tattoo.
Aposentado do serviço ativo em 2018, Oksanchenko continuou a servir como consultor e instrutor da UAF. Após o ataque russo à Ucrânia, ele se apresentou voluntariamente para defender o seu país contra os invasores. Não se sabe qual tipo de avião o Coronel Oksanchenko estava voando quando foi abatido.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO