Ucrânia ataca novamente base de bombardeiros na Rússia. Na madrugada de hoje (26/12), a importante Base Aérea de Engels, na Rússia, foi novamente atingida por pelo menos um drone de combate (UCAV) ucraniano. O fato foi confirmado pelo Ministério da Defesa da Rússia, que relatou que três militares morreram em decorrência do ataque.
“Em 26 de dezembro, por volta de 01h35, horário de Moscou (22h35 GMT de domingo), as forças de defesa aérea russas derrubaram um drone ucraniano em baixa altitude ao se aproximar do aeródromo militar em Engels, na região de Saratov. Em consequência disso, três militares russos que se encontravam no aeródromo foram mortos”, informou o comunicado de imprensa do MD Russo, que também esclareceu que nenhuma aeronave foi danificada.
O ataque de hoje segue as ações que ocorreram em 05 de dezembro, quando veículos aéreos não tripulados ucranianos atingiram os aeródromos militares de Engels e Diaghilevo na região de Ryazan, causando algumas baixas e danos em bombardeiros Tupolev Tu-22M e Tu-95MS.
Após esses primeiros ataques, as forças russas tomaram algumas medidas para minimizar os danos de uma nova ofensiva, entre elas a maior separação entre as aeronaves e a construção de proteções.
Não há confirmação sobre o tipo de drone usado pelos ucranianos neste novo ataque contra Engels. Nos primeiros ataques, o MD russo informou inicialmente que haviam sido utilizados “UAVs soviéticos” como os veteranos Tupolev Tu-141 Strizh e Tu-143 Reys, ocasionalmente usados pelos ucranianos.
A Ucrânia usou vários tipos de drones para realizar esse tipo de ataque profundo contra território russo, embora com resultados bastante limitados, pois até agora não teve o número necessário para saturar e gerar danos consideráveis.
Um dos antecedentes de maior sucesso foi o ataque à Base Naval de Sebastopol, no qual foram utilizados não apenas UAV e também veículos de superfície não tripulados (USV) para atacar os navios estacionados no local.
@FFO