

Ucrânia ataca bases russas de bombardeiros. Fontes do serviço de segurança ucraniano (SBU) informaram que as Forças Armadas da Ucrânia conduziram “uma operação especial em larga escala para destruir bombardeiros inimigos” nas profundezas da Rússia.
O SBU ou Sluzhba Bezpeky Ukrayiny em ucraniano é o sucessor da filial ucraniana da KGB soviética e coordena várias ações de guerra contra a Rússia.
Os drones ucranianos atacaram bases das aeronaves que bombardeiam cidades ucranianas todas as noites. Entre elas estão os bombardeiros de longo alcance Tupolev Tu-95M (OTAN Bear) e Tu-160M3 (OTAN Backfire) e aeronaves de AWACS Beriev A-50 (OTAN Mainstay) da Força Aérea Russa (RF VVS).
A operação, apelidada de “Spiderweb” (Pavutyna), teve como alvo quatro campos de aviação: Dyagilevo na região de Riazan, Ivanovo na região de Ivanovo, a base aérea de Belaya na região russa de Irkutsk, localizada no sudeste da Sibéria, a mais de 4.000 km a leste da linha de frente, e a base aérea de Olenya na região russa de Murmansk, a cerca de 2.000 km da fronteira com a Ucrânia.
Porém, nos vídeos divulgados, apenas é possível ver aeronaves Tu-95. Apesar disto, o SBU afirma ter destruído dois Tu-160M3, por meio de seus drones de ataque kamikazes em Irkutsk.
O ataque de 1/06 teria destruído ou danificado mais de 40 aeronaves. Imagens de vídeo filmadas por uma aeronave de reconhecimento ucraniana e compartilhadas pela autoridade parecem mostrar o campo de aviação russo de Belaya, localizado no sudeste da Sibéria, cerca de 4.000 km a leste da linha de frente, em chamas, após vários drones kamikazes terem superado as defesas russas e atingidos seus alvos.
O chefe do SBU, Vasyl Maliuk, supervisionou pessoalmente o planejamento e foi fotografado estudando os planos finais de ataque. Kiev agora está combinando IA e guerra de drones em uma escala sem precedentes.

O ataque ucraniano logo após a um massivo ataque russo, feito na madrugada do 1/06. A Defesa Aérea Ucraniana abateu 210 drones do tipo Shahed de um total de 472, outros 172 foram interceptados por meios de guerra eletrônica, incluindo 3 de 4 mísseis de cruzeiro Iskander-K/Kh-101. O exército russo também lançou 3 mísseis balísticos Iskander-M/KN-23 durante a noite.
O troca de ataques pesados, está acontecendo em meio a uma negociação de paz, mediada pelos EUA.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS