Em 29 de dezembro, o Ministério da Defesa da Ucrânia (MoD) assinou oficialmente o contrato com a empresa Antonov State Enterprise, para a aquisição de três aeronaves de transporte militar AN-178. Esta é a primeira vez que o país compra aeronaves do fabricante local desde que se tornou independente em 1991.
A cerimônia oficial aconteceu nas instalações da fabricante, e contou com a presença do Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelenskyi. A entrega da primeira aeronave de série está prevista para 2023, e será realizada após a conclusão dos testes de certificação e da obtenção do certificado de tipo para a aeronave AN-178-100R.
“Estes novos aviões serão construídos por cidadãos ucranianos, usando equipamentos e componentes ucranianos, para os interesses dos ucranianos”, salientou o presidente Zelensky, acrescentando que muitos parceiros estrangeiros estão demonstrando interesse significativo pela família de aeronaves Antonov, em particular pelos modelos de transporte militar.
O bimotor de transporte médio Antonov AN-178, foi desenvolvido a partir da versão civil An-148. Ele está equipado com motores turbofan Progress D-436-148FM, que garantem uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 825 km/h, voando a uma altitude superior a 12 mil metros. O seu alcance transportando 18 toneladas de carga é de aproximadamente um mil km, ou levando 10 toneladas poderá chegar a 4 mil km. O AN-178 voou pela primeira vez em 7 de Maio de 2015, e atualmente passa pela fase de voos de ensaios visando a homologação.
O AN-178-100R é a primeira aeronave de transporte militar ucraniana com motores turbojato, e foi desenvolvida para substituir a envelhecida frota mundial de AN-26, e cujas Forças Armadas Ucranianas dispõem de alguns exemplares. O contrato inicial de três aeronaves, tem a garantia estatal para a construção das aeronaves destinadas para a Força Aérea da Ucrânia.
@FFO