• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ucrânia afirma ter derrubado um Beriev A-50 e um Ilyushin 22 da Rússia

15 de janeiro de 2024
Ucrânia afirma ter derrubado um Beriev A-50 e um Ilyushin 22 da Rússia (Fonte: MD Ucrânia).
Ucrânia afirma ter derrubado um Beriev A-50 e um Ilyushin 22 da Rússia (Fonte: MD Ucrânia).

Ucrânia afirma ter derrubado um Beriev A-50 e um Ilyushin 22 da Rússia. O Comando Militar da Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (15/01), que teria derrubado ontem dois aviões de grande importância estratégica para as Forças Armadas da Rússia. As aeronaves seriam um Beriev A-50 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) e um Ilyushin Il-22 de Inteligência de Sinais (SIGINT), mas as perdas não foram confirmadas por Moscou.

Anúncio da Ucrânia sobre a derrubadas das aeronaves russas (Fonte: MD  Ucrânia).
Anúncio da Ucrânia sobre a derrubadas das aeronaves russas (Fonte: MD Ucrânia).

Em seu site oficial, o Comando das Forças Armadas Ucranianas confirmou a neutralização dos dois aviões russos na região do Mar de Azov, situado entre a Ucrânia e a Rússia, ao norte da Península da Crimeia e do Mar Negro.

Beriev A-50U (Foto: RF VKS).
Beriev A-50U (Foto: RF VKS).

O Beriev A-50 tem capacidade de detectar alvos aéreos ou terrestre até 650 quilômetros de distância, enquanto o Il-22 realiza a monitoração de sinais eletrônicos e retransmite as informações para as tropas em solo. Ambos são ferramentas fundamentais para o gerenciamento de combate no campo de batalha da Ucrânia, e caso seja confirmado, este seria um importante golpe contra as forças militares russas.

Il-22M "Mute" (Foto: RF VKS).
Il-22M “Mute” (Foto: RF VKS).

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um sistema de monitoração online de voos, onde dois alvos desaparecem sobre o Mar de Azov. Cabe lembrar que recentemente a Ucrânia recebeu sofisticados sistemas de defesa aérea dos seus aliados ocidentais.

Em março de 2023, um pequeno drone ucraniano pousou e detonou uma carga explosiva sobre o radar rotativo de um A-50 estacionado em uma base aérea da Belarus (saiba mais). Por outro lado, em junho do ano passado, guerrilheiros do Grupo Wagner derrubaram um Il-22 sobre a cidade russa de Rostov-on-Don (saiba mais).

Nas redes sociais do país, analistas de guerra disseram que o Il-22 foi apenas danificado e teria pousado com sucesso. Não há informação sobre o A-50. Estima-se que a Força Aérea Russa tenha cerca de nove Beriev A-50 codinome OTAN “Mainstay” e uma dúzia de Il-22 “Mute” em sua frota.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login