
Ucrânia: aeronaves da FAB chegaram ao Brasil com refugiados da guerra. Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo os refugiados da guerra na Ucrânia, pousaram na Base Aérea de Brasília (DF), no início da tarde desta quinta-feira (10/03). O KC-390 do 1º GTT “Esquadrão Zeus” (FAB 2855) e o VC-99B do GTE – Grupo de Transporte Especial (FAB 2582), trouxeram 68 pessoas (entre elas 14 crianças), sendo 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, além de dez animais de estimação.
Os voos partiram ontem (09) do Aeroporto Internacional de Varsóvia (Polônia), realizando escalas técnicas para reabastecimento em Lisboa (Portugal), Ilha do Sal (Cabo Verde) e no Recife (PE). No voo de ida, realizado na mesma rota, o KC-390 transportou cerca de 11 toneladas de ajuda humanitária para a Ucrânia.
Inicialmente o VC-99 levou para a Europa a comitiva do Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que no voo de retorno cedeu o jato – mais confortável – para mulheres grávidas e algumas senhoras com crianças.
Ao aproximar do espaço aéreo da Capital Federal, um elemento do 1º Grupo de Aviação de Caça com dois caças F-5M, rádio callsign “Jambock Azul”, foi acionado para escoltar o KC-390, que realizou uma passagem baixa sobre a pista da Base Aérea de Brasília.
O Presidente Jair Bolsonaro compareceu à Base Aérea para recepcionar o grupo, acompanhado de ministros do governo. De acordo com o governo, os passageiros que desembarcam em Brasília, precisarão fazer testes para detecção da Covid-19. De acordo com o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, caso alguém teste positivo, será isolado e permanecerá em quarentena em um hotel pago pelo governo federal.
@FFO