Ucrânia abate um Kartograf — o UAV secreto russo. Um drone de reconhecimento secreto conhecido como Kartograf foi abatido sobre Mykolaiv, na Ucrânia. O drone pertence às forças armadas da Rússia, foi abatido por uma arma antiaérea. A notícia é distribuída pelo serviço de imprensa do Comando da Força Aérea da Ucrânia no início desta semana.
O drone espião Kartograf foi atingido hoje, 2 de setembro, às 9h, horário ucraniano. Segundo os militares, esta não é a primeira vez que um drone de reconhecimento russo realiza reconhecimento no sul da Ucrânia sendo abatido pelas antiaéreas das Forças Armadas Ucranianas.
“Em 2 de setembro, por volta das 09h00, o drone russo “Kartograph” foi destruído por uma unidade de mísseis antiaéreos da Força Aérea da UCrânia na da região de Mykolaiv. O drone faz parte da família de sistemas não tripulados multiúso Ptero”, enfatizou o Comando da Aeronáutica das Forças Armadas.
As fotos mostram o corpo do drone com uma câmera que possui 12 lentes. Essas câmeras são uma característica desses drones espiões russos. Este drone é frequentemente confundido com outro drone de reconhecimento russo, o Orlan-10. Externamente, o UAV Kartograf é de fato semelhante à família de aeronaves Orlan, mas existem várias diferenças. O drone é projetado para fotos aéreas panorâmicas e gravação de vídeo com a capacidade de transmitir as informações coletadas para o ponto de controle em tempo real. Ele pode ser usado para reconhecimento; para corrigir fogo de artilharia ou ataques de mísseis.
@CAS