UCAV Stealth indiano SWiFT realiza o 1º voo. Após realizar teste de solo e taxiamento em outubro de 2021, em 1º de julho a Força Aérea Indiana (IAF — Indian Air Force), realizou no Campo de Testes Aeronáuticos em Chitradurga, Karnataka, o primeiro voo do Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV) denominado SWiFT (Stealth Wing Flying Testbed), um drone conceito do projeto GHATAK, que visa à construção doméstica do primeiro drone stealth indiano. O voo foi coordenado pela Defence Research and Development Organisation (DRDO).
O DRDO disse que o veículo aéreo não tripulado stealth voou no modo autônomo e realizou um voo perfeito, incluindo decolagem, navegação por pontos de passagem pré-estabelecidos e concluiu com um pouso suave. Este voo é um marco importante em termos de comprovação de tecnologias críticas para o desenvolvimento de futuras aeronaves não tripuladas e é um passo significativo para a autossuficiência do DRDO neste quesito.
O SWiFT foi projetado e desenvolvido pelo Aeronautical Development Establishment (ADE) em Bengaluru, o principal laboratório de pesquisa da DRDO. Ele está equipado com o motor russo 36MT turbofan, produzido pela NPO Saturn. Ele tem um comprimento estimado de 4 m, envergadura de 5 me peso de 1 tonelada, seguindo um conceito aerodinâmico de “Asa Voadora”, visto em projetos como o Sukhoi S-70, Dassault nEUROn, Boeing XQ-25 e o Northrop Grumman X-47B. Este UAV é uma versão reduzida do UCAV Ghatak que está em desenvolvimento há muitos anos pela ADE para a IAF.
@CAS