UCAV S-70 Okhotnik disparou mísseis ar-superfície. O drone de ataque russo Sukhoi S-70 Okhotnik (“Hunter”) realizou com sucesso um primeiro teste de ataque de precisão com armas guiadas. Durante a campanha de testes, o drone empregou uma variedade de mísseis ar-terra usados pelo caça Su-57 Felon para atingir alvos camuflados de pequeno porte estáticos em diferentes momentos do dia em quaisquer condições climáticas. Os testes foram considerados bem sucedidos.
Os testes de armas do S-70 começaram em dezembro de 2020 com armas convencionais até chagar a metade de 2022, com emprego de munição inteligente. Este último teste foi particularmente importante, pois se espera que o S-70 opere eventualmente em colaboração com o Su-57 como la leal, para estender o campo de detecção radar e as capacidades de ataque deste último.
Fontes russas afirmam que os mísseis disparados eram o Kh-38M e Kh-59MK2. O Kh-38M é um míssil ar-terra russo alimentado por um motor de foguete sólido de dois estágios com um alcance operacional de 40 km. O Kh-59MK2 é um míssil de cruzeiro guiado por TV alimentado por um único motor turbojato/turbofan com um alcance operacional máximo de até 290 km.
O S-70 Okhotnik é um dos desenvolvimentos militares mais valiosos da indústria de defesa russa. Até o momento, dois protótipos funcionais foram desenvolvidos. A produção em série ainda não começou. A guerra na Ucrânia e as sanções econômicas impostas contra a Rússia podem alterar seriamente os planos de produção russos ou atrasar.
@CAS