

UCAV Bayraktar TB3 agora com motor TEI PD200. O CEO da TEI, Mahmut Faruk Akşit, declarou que as entregas da nova variante do motor turbodiesel PD 200, com mais potência, já começaram para o UCAV Bayraktar TB3.
Em declarações à Agência Anadolu de Notícias, Akşit afirmou que o TUSAS Engine Industries Inc. (TEI) PD200, com maior potência, está sendo entregue em resposta à preferência da Baykar por ter um motor com maior potência para o Unmanned Combat Aerial Vehicle (UCAV) Bayraktar TB3.
Inicialmente, o TEI PD170 foi selecionado como motor para o Bayraktar TB3, que começou a servir no Exército Turco e em breve servirá a bordo do Landing Helicopter Dock (LHD) TCG Anadolu (L400). O PD170 também é usado a bordo pelos dos UCAVs ANKA e AKSUNGUR, fabricados pela TAI.
O PD170 fornece uma potência contínua de 170 hp até uma altitude de 20.000 pés e, devido ao nome, o PD200 provavelmente fornecerá 200 hp na mesma altitude. Um motor mais potente significa várias coisas. Primeiro, permitirá que o Bayraktar TB3 transporte mais carga útil ou decole distâncias mais curtas, algo importante para o LDH TCG Anadolu. De acordo com cálculos gerais para o projeto conceitual, a mudança de potência teoricamente proporciona 8% a mais de MTOW, isto é, 8% a mais no peso máximo de decolagem. Segundo, um motor mais potente eleva o teto operacional e a taxa de subida.
Assim, a integração do PD200 pode ser uma medida para que o Bayraktar TB3 atenda a uma série de especificações projetadas para operações navais, que restringem parâmetros como MTOW e carga útil. Uma das melhores maneiras de combater essas restrições é ter um motor mais potente do que se poderia esperar. Como já mencionado, o Bayraktar TB3 terá configurações terrestres e navais, e o motor turbodiesel PD200 da TEI pode ser um dos diferenciais para a configuração naval.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS