UCAV Bayraktar Akıncı disparou munição guiada com sucesso. A fabricante turca Baykar anunciou que recentemente o seu mais avançado Veículo Aéreo Não Tripulado de Combate (UCAV) completou mais uma etapa no processo de integração de munições. O UCAV Bayraktar Akıncı disparou com sucesso uma munição guiada KGK-SIHA-82, com kit de asas, também produzida no país pelo Tübitak Defense Institute (SAGE).
Em 16 de junho, um UCAV Akıncı decolou de Çorlu, no noroeste da Turquia, para um teste de disparo em um alvo localizado em uma coordenada na costa de Sinop, no Mar Negro. A câmera eletro-óptica embarcada no drone, e os sensores de telemetria instalados em solo, confirmaram que a munição de 340 kg (750 libras) atingiu com precisão o alvo a uma distância de 30 quilômetros (cerca de 18 milhas).
Recentemente o Bayraktar Akıncı bateu um recorde nacional de altitude de disparo, em outro teste de tiro bem-sucedido, contra um alvo marítimo utilizando um kit de orientação Teber-82 da Roketsan. Em 11 de março, o drone lançou a munição a uma altitude de 40.170 pés (12.244 metros).
O UCAV Akıncı entrou oficialmente em serviço operacional em 29 de agosto de 2021, durante uma cerimônia que contou com a presença do presidente Recep Tayyip Erdoğan. Até o momento, seis unidades fora recebidas e são usadas pelas forças de segurança em tarefas operacionais.
Três países assinaram contrato com a Baykar para adquirir o Akinci, que deverão ser entregues a partir de 2023. No ano passado, a fabricante Baykar comercializou cerca de US$ 664 milhões em exportações de UCAV, o que resultou em mais de 80% de sua receita de vendas estrangeiras.
@FFO