UAVs chineses próximo ao espaço aéreo japonês. O Gabinete do Estado-Maior Conjunto do Ministério da Defesa (MoD) do Japão anunciou em 25 de agosto que caças da em Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF – Japan Air Self-Defense Force) interceptaram no dia anterior um novo tipo de veículo aéreo não tripulado chinês tipo UAV MALE (Unmanned Aerial Vehicle Medium-Altitude Long-Endurance) que contornou o espaço aéreo japonês, voando sobre o Mar da China Oriental, indo na direção da cadeia de ilhas Nansei/Ryukyu.
A JASDF também identificou visualmente o UAV como o TB001, embora não tenha fornecido mais detalhes além da trajetória de voo observada do veículo aéreo, que se aproximou de Okinawa e da Ilha Miyako, antes de retornar ao espaço aéreo chinês nas proximidades das disputadas ilhas Senkaku/Diaoyu.
No mesmo dia, o JASDF também interceptou outro UAV militar chinês, um UAV de reconhecimento BZK-005 e duas aeronaves de vigilância Shaanxi Y-9, uma configurada para patrulha marítima e a outra para operações de inteligência de sinais (SEGINT) que sobrevoaram o Estreito de Miyako entre a Ilha de Miyako e Okinawa no Oceano Pacífico, antes de retornar à China.
O UAV BZK-005 é uma variante atualizada especificamente configurada para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) equipado com um radar de abertura sintética (SAR) SAR D3010 de banda Ku com capacidade dual-mode de SAR/GMTI (Ground Moving Target Indicator ) e um torre eletro-óptica/infravermelha (EO/IR) ventral.
@CAS