U.S. Marines with 1st Air Naval Gunfire Liaison Company (ANGLICO), I Marine Expeditionary Force Information Group, launch a lethal miniature aerial missile system during an exercise at Marine Corps Base Camp Pendleton, California, Sept. 2, 2020. During the exercise, 1st ANGLICO’s mission was to launch, locate, track, lock and engage a simulated enemy target with an unmanned aerial system. (U.S. Marine Corps Photo by Lance Cpl. Tyler Forti)
UAV Switchblade para o Exército de Taiwan. O governo de Taiwan planeja comprar 100 unidades do Switchblade, um pequeno veículo aéreo não tripulado (UAV) desenvolvido pela empresa americana AeroVironment. A compra está prevista para ocorrer em 2024 via Foreign Military Sales (FMS).
Conforme o canal Up Media, Taiwan está analisando a compra deste drone suicida após ficar impressionado com o seu sucesso no campo de batalha ucraniano, durante ações contra o russos. A AeroVironment doou vários de seus drones a Ucrânia, num esforço de guerra. Além do emprego pelo Exército, uma proposta de licitação similar para a Marinha, sugere que ele poderá ser usado também pela força naval de taiwanesa.
Os Estados Unidos já haviam concordado em vender o Switchblade 300 para Taiwan em 2020, após saber que o governo de Taipei está desenvolvendo um sistema semelhante. No entanto, durante este período, Taiwan estava ocupado adquirindo outros novos sistemas de armas, como HiMAR e o sistema de mísseis costeiros AGM-84 Harpoon, e decidiu adiar a aquisição do Switchblade, que voltou a pauta no final de 2022.
É importante observar que Taiwan também está abordando empresas privadas para desenvolver três tipos de drones nativos. As três classes são: micro, aquisição de alvos e vigilância. Os drones de vigilância também serão adaptados para ambientes terrestres e marítimos.
O National Chung-Shan Institute of Science and Technology (NCSIST) está planejando começar a testar seu próprio projeto de drone suicida este ano. O instituto desenvolveu um sistema de aquisição de imagens por infravermelho e um sistema de controle para o drone. Espera-se que uma empresa privada fabrique a fuselagem enquanto o NCSIST lida com a integração do sistema de orientação e controle. Isto coloca o Switchblade como uma aquisição provisoria, até que Taiwan consiga fabricar seu próprios drones, incluindo uma versão de ataque suicida.
@CAS