As Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos encomendou o veículo aéreo não tripulado (UAV – Unmanned Aerial Vehicle) sul-africano Denel Seeker 400, que será empregado a Guarda Presidencial do Emirados Árabes Unidos.
A encomenda foi anunciada pelo Brigadeiro-General Mohammed Al Hassani, durante a Exposição Internacional de Defesa (IDEX) em Abu Dhabi, a 21 de fevereiro. Esta não é a primeira encomenda do Seeker 400 feita pelos EAU. Várias vem sendo feitas desde os anos 1990, com a última confirmada em março de 2020.
“As Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos confirmaram acordos com Denel SOC, negociando como Denel Dynamics, para fornecer um sistema de drones não tripulados, Seeker 400 UAE, ao Comando da Guarda Presidencial no valor de AED 50.000.000 [R204 milhões]”.
Brigadeiro-General Mohammed Al Hassani – EAUAF
O Seeker 400 tem resistência de até 16 horas e pode carregar duas cargas úteis de sensores eletro-ópticas/infravermelhas (pesando 100 kg combinados) ao mesmo tempo, ou armas guiadas. Estes sistemas podem incluir sensores voltados para missões reconhecimento, vigilância, inteligência eletrônica (ELINT), inteligência de comunicações (COMINT), inteligência de sinais (SIGINT), comunicações por satélite e cargas úteis específicas como radar de abertura sintética (SAR).
@CAS