O Air Force One passou muito próximo de um objeto voador não identificado (UAV), enquanto se aproximava para pouso na Base Aérea Conjunta de Andrews, Maryland, na noite do último domingo – dia 16 de agosto de 2020.
Além do Presidente Donald Trump e sua família, estavam a bordo do Boeing C-32A, do 89th Airlift Wing, alguns convidados, autoridades e jornalistas, que retornavam de um final de semana em Nova Jersey, Nova Iorque.
Diversos passageiros relataram que às 17h54, durante a aproximação para a Base Aérea de Andrews, um o objeto em formato de cruz passou muito perto, pela direta do jato presidencial. Os correspondentes da Casa Branca, Sebastian Smith (AFP) e Jennifer Jacobs (Bloomberg News), relataram em suas redes sociais que na descida para o pouso, um objeto aparentando ser um drone, passou muito perto do avião do Presidente.
Anualmente o FAA recebe milhares de relatórios de pilotos informando aproximações inesperadas de drones em suas aeronaves. O mesmo acontece com autoridades aeroportuárias, relatando operações desses dispositivos em áreas restritas.
O caso ocorrido com o C-32A Presidencial será investigado pelo Serviço Secreto Americano, a FAA, o Comando de Defesa do Espaço Aéreo Norte Americano e pela Força Aérea Americana.