UAV Reaper da RAF equipado com sensores não revelados. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) divulgou imagens do veículo aéreo não tripulado (UAV) da General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) MQ-9A Reaper, equipado com uma nova carga útil não revelada anteriormente.
Lançado em 18 de abril, para coincidir com um evento de mídia na Base Aérea RAF Waddington, que marca os 10 anos de operações de combate no Reino Unido, as imagens mostram um Reaper baseado no Oriente Médio, equipado com um conjunto de sensores montados em cada lado da aeronave. A imagem também mostra uma antena tipo “lâmina” instalada sob a fuselagem do MQ-9.
O MoD não forneceu detalhes sobre os dispositivos, embora o Comandante do 13º Esquadrão e Comandante da Força Reaper, Wing Commander Stuart McAdam, tenha dito a Janes no evento de mídia que o Reaper agora tem um conjunto de inteligência de sinais (SIGINT) “muito abrangente”, bem como uma capacidade de radar de abertura sintética (SAR).
As carenagens laterais são semelhante em aparência (embora reduzida para uso no Reaper) às utilizadas nas aeronaves SIGINT Sentinel R1, recentemente aposentadas, bem como a dos Northrop Grumman E-8C JSTARS da USAF. O Sentinel foi construído em torno de um SAR/indicador de alvo móvel terrestre (GMTI), e pode ser que uma versão dessa capacidade tenha sido adotada para o Reaper. Esta carga específica não foi vista anteriormente em um Reaper de nenhum outro operador.
@FFO