UAV agressor BFT Fury realiza teste de fluxo de propulsão. A Blue Force Technologies (BFT) e o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL — Air Force Research Laboratory) concluíram com sucesso um teste de solo de fluxo de propulsão para o caça não tripulado Fury da BFT, sob gerência do programa AFRL Bandit.
O Fury foi desenvolvido sob o programa AFRL Bandit. Ele foi projetado especificamente para fornecer treinamento aéreo adversário de 5ª geração para tripulações de aeronaves de caça a custos bastante reduzidos em comparação com as aeronaves atualmente tripuladas. Quando combinado com autonomia, cargas úteis e sensores, espera-se que o Fury melhore muito o treinamento de pilotos de caça e ofereça a eles a oportunidade de trabalhar com sistemas não tripulados em um ambiente de treinamento o mais realista possível.
O AFRL, em colaboração com a BFT, está explorando o valor da engenharia digital para agilizar os testes de solo e de voo, aproveitando os artefatos gerados por meio da análise digital como prova de capacidade. Este teste de solo forneceu dados de alta fidelidade que serão usados na validação de métodos computacionais nos próximos meses.
“Em um caça não tripulado como o Fury, a integração adequada do fluxo de propulsão é o driver de design mais significativo para o veículo como um todo. Foi crucial para nós demonstrar, antes de construir aeronaves de teste de voo, que poderíamos prever corretamente a interação entre a propulsão componentes do caminho de fluxo e o motor Williams International”, disse Scott Bledsoe, presidente da Blue Force Technologies.
Liderando os testes, a equipe BFT e AFRL realizou análise de dinâmica de fluidos computacional (CFD) com precisão de tempo, que alavancou os extensos recursos computacionais do AFRL e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenheiros do US Army. O objetivo do teste foi validar a análise para ganhar confiança da equipe no uso da ferramenta CFD em outras porções do envelope de voo. “Com a ajuda da AFRL, estamos desenvolvendo ainda mais nossa cadeia de ferramentas de engenharia digital para permitir que futuras variantes de ACP sejam projetadas rapidamente”, disse Bledsoe.
“O programa Bandit trata de demonstrar ciclos de desenvolvimento de protótipo de modelo para hardware cada vez mais rígidos para plataformas colaborativas autônomas, e este teste de fluxo de propulsão integrado é indicativo dessa abordagem. Após fazer a seleção do motor em junho de 2022, a equipe AFRL e Blue Force Technologies trabalhou para finalizar os objetivos e procedimentos do teste simultaneamente com a construção do hardware da Blue Force para garantir que esse teste em escala real ocorresse em menos de seis meses”, disse Alyson Turri, gerente do programa AFRL Bandit.
@CAS