O VSR700, protótipo do UAS (Unmanned Aerial System) da Airbus Helicopters, realizou o primeiro voo livre (sem amarras), no centro de testes de drones em Aix-en-Provence, sul da França no último dia 28 de julho.
Efetivamente o primeiro voo aconteceu em novembro de 2019, quando o VSR700 decolou preso por amarras, conforme orientam os protocolos de segurança das autoridades aeronáuticas. Para que pudesse voar de forma livre, a Airbus Helicopters implementou o Geofence, criando um perímetro virtual, devidamente plotado no espaço aéreo. A partir desta fase, o programa de testes evoluirá com a ampliação do envelope de voo do UAS.
O CEO da Airbus Helicopters, Sr. Bruno Even, comemorou o voo livre do protótipo:
“Esta etapa do voo livre é significativamente importante no projeto do futuro drone da Marinha Francesa, para atingirmos a fase de vôos de testes sobre o mar, o que deverá acontecer no final de 2021. Serão utilizados dois UAS no desenvolvimento dos drones franceses, sendo que um estará envolvido diretamente nas operações navais.”
Derivado do Cabri G2, da Hélicoptères Guimbal, o UAS VSR700 tem peso máximo de decolagem entre 500 kg e 1.000 kg, o que oferece um melhor equilíbrio entre capacidade de carga e o custo operacional. Com grande autonomia, o VSR700 poderá ser equipado com diversos tipos de sensores para operações navais, podendo decolar a partir dos navios atuais, e operar no ambiente conjunto com helicópteros. O protótipo atual sofreu muitas alterações desde o primeiro voo (amarrado), recebendo diversas evoluções de sistemas, como a implementação da função de geofencing, um sistema de termino de voo, que permite o encerramento da missão em qualquer fase da operação, além de atualizações no software do piloto automático e a implementação de reforços estruturais na fuselagem.
FFO