UAC entregou novo lote de Su-34 as Forças Aeroespaciais Russas. As Forças Aeroespaciais da Federação Russa (RF VKS), receberam recentemente um novo lote de caças-bombardeiros Sukhoi Su-34 Fullback. O anúncio veio da United Aviation Corporation (UAC), uma subsidiária do grupo Rostec, no último dia 21 de novembro.
Conforme a UAC, cada um dos Su-34 entregues passou por meticulosos testes de solo e voo para garantir que vão atender aos mais altos padrões, em especial de combate. No entanto, nem a Fábrica de Aviação de Novosibirsk, a UAC, nem a Rostec divulgaram o número exato destes caças-bombardeiros de última geração entregues e neque versão.
O diretor-geral da UAC Yuriy Slyusar, sugere o potencial de uma taxa de produção mais alta para aeronaves militares Su-34 na Planta de Aviação de Novosibirsk do que a relatada em 21 de novembro. Sua afirmação de que a fábrica possui uma “reserva de produção necessária” para atender as necessidades da RF VKS.
O que Slyusar ele quer dizer com “reserva de produção” ? Embora não tenha dado mais detalhes, isso pode indicar um excedente disponível de produção, pronto para a qualquer implementar um aumento nas entregas. “A empresa já iniciou a execução do plano do próximo ano, que verá um aumento substancial na carga de trabalho”, afirmou Slyusar, citado pela TASS, a agência de notícias do governo russo.
Rastrear a entrega de aeronaves Su-34 à RF VKS em 2023 representa um desafio, dada a ausência de quaisquer marcas identificáveis nas aeronaves. Desde julho é noticiada entregas de Su-34, mas sem detalhes específicos. Em setembro, mais uma notícia de entregas, porém sem a quantidade especificada. Muito disto se deve a guerra, ao qual a RF VKS tem feito mistério sobre sua frota por questões de segurança.
Entre as três entregas conhecidas a RF VKS (julho, setembro e novembro) um detalhe salta aos olhos. Qual versão do Su-34 foi produzida e entregue? O Su-34 possui três versões, incluindo um modelo de exportação. O modelo básico é o Su-34, enquanto o Su-32 foi projetado para a Argélia, embora o acordo nunca tenha se concretizado. Por último, mas não menos importante, o Su-34M.
Curiosamente, os comunicados de imprensa omitiram a menção de uma versão “M”, sugerindo que os Su-34 são da versão básica. Porém, isto não quer dizer que eles não seja “M”, e a omissão faça parte de um jogo de despiste.
@CAS