

UAC entregou mais caças Su-35S para a Força Aérea Russa. A United Aircraft Corporation (UAC), conglomerado estatal de defesa da Rússia, recentemente entregou dois novos caças multifuncionais Sukhoi Su-35S para a Força Aérea e Espacial (VKS).
Foi o sexto lote de caças Su-35S entregue à RF VKS neste ano, em cumprimento às encomendas do governo. de acordo com o comunicado de 1º/11, uma cerimônia de entrega foi realizada no Aeródromo de Dzyomgi, onde fica a Fábrica de Aviação YA Gagarin de Komsomolsk-on-Amur (KNAAZ) da UAC.

Neste ano de 2025, a UAC entregou lotes de Su-35S em em 29 de março (primeiro), 12 de maio (segundo), 25 de junho (terceiro), 21 de agosto (quarto) e 24 de setembro (quinto lote). Por razões de segurança operacional, desde o início da guerra na Ucrânia em fevereiro de 2022, a indústria não fornece o número exato de aeronaves entregues às forças armadas.
Apesar das autoridades militares tomarem o cuidado de mostrar poucas fotos dos caças nas divulgações de entregas, fontes anônimas relatam que cada lote consiste basicamente em duas aeronaves. Com isso, estima-se que entre 12 e 15 jatos Su-35S foram entregues neste ano 2025.

Segundo Vadim Badekha, CEO da UAC, a empresa mantém altos níveis de produção na sua linha de produção militar. Em comparação com o ano passado, a UAC estima que ampliou em quase 50% a produção de aeronaves – principalmente com os jatos Su-35S e Su-34 – o que seria um recorde na era pós-soviética.
O Su-35S (codinome OTAN “Flanker E”), é um avançado caça 4++ derivado do projeto Su-27 altamente modernizada. Seu pacote de armas inclui mísseis ar-ar de longo alcance R-77 e R-37, bem como bombas guiadas de precisão e mísseis para ataque ao solo.

A produção intensa do Su-35S reflete a necessidade da VKF repor perdas em combate na Ucrânia. De acordo com o grupo de rastreamento de código aberto Oryx, a Rússia teria perdido pelo menos oito caças Su-35S desde o início da invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO